PREFEITURA REALIZA PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE

- 27-09-2019
No último dia 19, aconteceu a palestra com o tema Manutenção de áreas verdes e os Benefícios da arborização urbana. Aberta à toda população, o evento foi desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente, com iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara dos Vereadores.
Os palestrantes convidados foram Allan Yuric F. Funes, da empresa Ecoterra Serviços de Limpeza, e Murilo Merloto, diretor do Departamento de Meio Ambiente falaram sobre os assuntos importantes para toda população sobre arborização urbana. No evento foi entregue um manual de arborização que também será disponibilizado no site oficial da prefeitura do município.
Além disso, foi tratado de assuntos como árvores presentes em áreas públicas e calçadas. Eles instruíram os presentes as formas de solicitação de poda e instruções de como e quando pode ser feito a poda, conceitos de poda e supressão de árvores, problemáticas na limpeza das áreas públicas entre outros temas.
O diretor do departamento do Meio Ambiente, Murilo Merloto, falou sobre a importância da conscientização e reflexão por parte da população no sentido da preservação do meio ambiente e principalmente das nossas árvores.
“O grande desafio hoje na cidade e no País é a questão ambiental, pois devemos fazer o bom uso da natureza e dos espaços verdes”, afirmou.
Benefícios das áreas verdes urbanas
As áreas verdes trazem inúmeros benefícios para a população local e, também, para as empresas que apostam na sustentabilidade. A neutralização dos efeitos da poluição por meio do processo de oxigenação é um dos benefícios que merecem destaque. Com um ar mais limpo e livre de resíduos, é mais fácil evitar as alergias e os problemas respiratórios, por exemplo.
Outro importante benefício é a diminuição dos níveis de ruído. Nesse caso, os telhados verdes e os jardins verticais já se consolidaram como uma alternativa inovadora, capaz de garantir a utilização inteligente de paredes e muros.
A regulação térmica é mais uma vantagem a ser citada. Com a absorção dos raios solares e com o sombreamento, é possível reduzir a sensação de calor e a insolação direta.
As áreas verdes também diminuem a velocidade dos ventos e aumentam as taxas de umidade relativa, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas ― evitando diversos transtornos, como desidratação e a fadiga. Em crianças e idosos, essas condições podem ser ainda mais perigosas.
Essa regulação térmica também contribui para uma redução do consumo de energia elétrica, uma vez que ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ficam desligados por mais tempo.
Estudos recentes mostram que as áreas verdes desempenham um papel importante no controle de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Afinal, esses espaços encorajam a prática de atividades físicas ― que ajudam no desenvolvimento das funções cognitivas, evitam os quadros de depressão, aliviam o estresse, melhoram o sono e fortalecem o sistema imunológico.
Além disso, espaços arborizados limitam a impermeabilização do solo e, assim, colaboram com a retenção das águas das chuvas, minimizando os danos causados pelas enchentes.
Por fim, é preciso mencionar a estética, já que o paisagismo é capaz de criar ambientes ainda mais serenos e acolhedores. Nas empresas, isso pode ser usado para alavancar os índices de motivação e de produtividade das equipes.
WhatsApp