CARLOS DEFAVARI PARTICIPA DO CONNECTED SMART CITIES

- 20-09-2019
O prefeito de Rio das Pedras participou no dia (17), do Connected Smart Cities (CSC-19), que aconteceu em São Paulo e premiu as 10 cidades mais inteligentes do Brasil. O Connected Smart Cities envolve, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
O evento foi realizado através da empresa Urban Systems e aconteceu ontem (17) e continua hoje (18), com palestras, apresentações e stands de vendedores de sistemas de inovação e tecnologia. Este ano a cidade que recebeu a premiação de mais inteligente do país foi Campinas, e esta foi a primeira vez que o estudo elegeu uma cidade não capital como líder do ranking.
Palestras com temas de urbanismo, meio ambiente e energia foram os principais apresentados ontem no evento. Assuntos como cidades conectadas, cidades participativas, cidades resilientes e empreendedoras também foi discutido com os participantes do CSC-19.
O prefeito teve como objetivo a participação no evento, trazer ideias para tornar a cidade inteligente. “Pretendemos desenvolver parcerias público/privada e, com isso, tornar a cidade toda interligada e inteligente”, afirma. Temos muitos projetos para melhorar cada vez nossa cidade, sei que temos ainda muitas barreiras para vencer e acredito que com a população do meu lado conseguiremos alcançar voôs altos no desenvolvimento da cidade”, finaliza.
Cidades Inteligentes
O conceito de Cidades Inteligentes, ou 'Smart Cities', se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.
As cidades inteligentes são uma evolução das cidades digitais. Cidades digitais são cidades que têm diversas tecnologias, por exemplo: câmeras de videomonitoramento, transporte inteligente, sensor para estacionamento rotativo, prédios inteligentes... Todos esses equipamentos de tecnologia que estão em cada setor da cidade, compõem a cidade digital.
A cidade inteligente é aquela que conecta todas essas tecnologias em uma única plataforma, de maneira que a gestão da cidade seja feita com inteligência, eficiência e economizando recursos.
Para ser uma cidade inteligente, o município tem que estar com a saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana e todos os outros setores conectados entre si para troca de informações e dados.
WhatsApp