SAAE CONCLUI LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA NESTA TERÇA-FEIRA (30)

- 30-05-2017
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está concluindo a limpeza da caixa d’água de 600 mil litros, que fica junto às ETA I e II, no Viegas. Com auxílio de uma escavadeira e um bobcat, foram retirados os escombros da cobertura que cobertura que desabou na segunda quinzena de abril. Funcionários da autarquia realizaram a limpeza do reservatório, que ganhará uma nova cobertura.
“Logo após a queda a cobertura solicitamos um laudo técnico por uma equipe de engenharia, que apontou as alternativas que temos. Optamos pela cobertura com a telha termo acústica (sanduiche), por ter maior durabilidade, praticidade, menos peso e velocidade de aplicação do que a cobertura feita em laje. Logo em seguida iniciamos o processo licitatório para contratação da empresa que fará a obra. Enquanto a contratação não é efetivada – em virtude de trâmites burocráticos – adiantamos, com nossa equipe, a limpeza do reservatório para que o serviço seja realizado o mais rápido possível”, detalha Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE. A previsão de conclusão da instalação da nova cobertura é de 30 dias após a assinatura de contrato.
De acordo com a autarquia, o trabalho de limpeza será concluído na manhã desta terça-feira (30) e o abastecimento de água será reestabelecido e normalizado durante a tarde. Em virtude do serviço executado, alguns bairros da cidade sentiram a falta d’água, especialmente os mais altos e próximos ao reservatório, como o Luiz Massud Coury e Vitório Cezarino (Sem Terra). Para minimizar os transtornos, o SAAE realizou manobras hidráulicas para melhor distribuir a água pela cidade.
60 anos de reservatório – A caixa d’água foi construída junto com a primeira ETA de Rio das Pedras, no final dos anos 50. Desde então, poucas foram as manutenções feitas. A ferragem da laje que desabou estava enferrujada e comprometida. As Estações de Tratamento de Água foram as primeiras construídas em Rio das Pedras, na região próxima a Fazenda Viegas. A primeira veio na gestão do prefeito Gramani (1959) e outra na administração Cezarino (1990).
WhatsApp