PREFEITO BUSCA DOAÇÃO DE PONTE PARA ESCOAMENTO DA SAFRA DE CANA DE AÇÚCAR

O prefeito Carlos Defavari e os vereadores D. Fernando, Edison Marconato, Ilzanete/Nega, Leandro Penatti e Nabuco participaram do 8º Encontro Regional com o deputado estadual Roberto Morais, ocorrido na Câmara de Vereadores de Piracicaba no sábado (18). O evento contou com a participação de prefeitos e parlamentares da região, assim como do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

Defavari aproveitou a oportunidade para reforçar junto à Arnaldo Jardim a solicitação de doação de uma ponte metálica de 12 metros de comprimento por 10 metros de largura para ser instalada na zona rural de Rio das Pedras, em via marginal da Rodovia do Açúcar (SP-308), sobre o Ribeirão Tijuco Preto. O pedido visa criar uma rota alternativa para o tráfego de treminhões utilizados no escoamento da produção de cana de açúcar, que hoje tem como única opção passar pelo perímetro urbano da cidade.

“A Usina São José Açúcar e Alcool S/A, do Grupo Farias, que esteve fechada nos últimos cinco anos, irá retomar suas atividades em maio. Antes disso, a Rodovia do Açúcar não havia sido duplicada, então os caminhões atravessavam pela via. Hoje, com a duplicação, isso não é mais possível”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio, Latuca Rossi.

O secretário de Planejamento e chefe de Gabinete, Eduardo Marrano, contou a proposta apresentação ao secretário de Estado: “nossa ideia é que o Estado forneça a ponte metálica e, em contra partida, o município faça as cabeceiras da ponte”.

O prefeito saiu otimista do encontro: “a proposta apresentada foi bem aceita pelo secretário. Estamos confiantes de que a ponte será instalada antes do início da safra. Com isso, iremos evitar que os caminhões passem pelo Pombal e ruas do Centro”, afirmou Carlos Defavari.

Outras solicitações – Junto ao diretor da ETEC Dr. José Coury, José Antônio Martins, o prefeito entrou mais um ofício à Arnaldo Jardim. A intenção é solicitar e manifestar interesse pela inclusão de Rio das Pedras no projeto Hortalimento, do Governo Estadual. “Em nossa cidade, temos a monocultura de cana de açúcar. A lavoura agrícola de hortifrúti e agricultura familiar é pouca, o que dificulta a Prefeitura em cumprir o atendimento de determinações legais, como a que obriga o Município a licitar 30% dos recursos repassados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a compra de hortifrúti da própria cidade”, detalhou Carlos Defavari.

Em outra solicitação, dessa vez para o deputado estadual Roberto Morais, também assinada pela vereadora Ilzanete/Nega, o prefeito pede uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para ser aplicado no recapeamento asfáltico de algumas vias de Rio das Pedras.

Foto: Jeová Ferreira
Postada em : 20/03/2017