Notícias Recentes



REFORMA DA ETA III DOBRARÁ FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA BOM JARDIM

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou na terça-feira de Carnaval a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) III, que fornece água para os bairros Bom Jardim, Bom Retiro, Santo Antônio, São Pedro, São Carlos e Vitória P. Cezarino (Pombal). Durante três dias foram substituídas 11 toneladas de materiais utilizados no tratamento da água, além da troca de encanamentos enferrujados.


“As cruzetas estavam estouradas, com muitos pontos de ferrugem e vazamento. A última manutenção desse tipo tinha sido feito em 2010”, explicou Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE, ressaltando que a tubulação retirada era de carbono, que enferruja mais rápido, e a nova é feita de inox.


Também foram trocados três registros de manobra e alguns outros componentes. O trabalho intenso foi para a limpeza do decantador: “onde deveria conter produtos para filtragem da água, havia apenas areia. Além disso, os produtos têm durabilidade de dois anos e a última troca registrada ocorreu há sete anos”, relatou Daniel Gonçalves.


Antes dessa manutenção, a ETA III tratava água durante uma hora e precisava parar por mais uma hora para limpeza do filtro, prejudicando a distribuição da água. Outra questão é que a água saía com turbidez alta, a deixando com coloração amarelada. Após a reforma, será preciso interromper o tratamento de água apenas uma vez por dia para a lavagem. Assim, a Estação que tratava em média um milhão de litros d’água por dia, passará a fornecer 2,3 milhões de litros de água tratada diariamente. A obra custou R$ 14 mil para a autarquia, que utilizou mão de obra própria.


“A cada lavagem, eram perdidos e produtos utilizados no tratamento. Ou seja, além reduzir a perda de água e aumentar a produção da ETA, iremos economizar os gastos do SAAE. Estamos trabalhando para garantir água de qualidade e com maior vazão para os bairros”, finalizou o superintendente da autarquia.


O fornecimento de água para a região do Bom Jardim e Pombal foi reestabelecido nesta sexta-feira (3), quando os reservatórios que estavam vazios voltaram a ser abastecidos.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: Alex Calmon
Postada em : 03/03/2017

Voltar