RIO DAS PEDRAS TERÁ POSTO DE ATENDIMENTO DO SEBRAE

Após negociações conduzidas pelo prefeito Carlos Defavari, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) definiu que irá abrir um posto de atendimento fixo em Rio das Pedras. A Prefeitura irá fornecer um espaço para instalação do posto e disponibilizará um funcionário para atuar no local. O Sebrae trará equipamentos e fará o treinamentos dos funcionários, além de disponibilizar capacitação e cursos aos empresários rio-predenses. A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Rio das Pedras) também é parceira da iniciativa e também irá disponibilizar um funcionário para atuar no posto.

A proposta é inaugurar o posto do Sebrae no aniversário de Rio das Pedras, em julho. Depois de concluída a construção da nova sede da Associação Comercial, o Sebrae irá ocupar uma das novas salas.

Mais próximo do empresário rio-pedrense, o Sebrae irá para orientar na criação e aperfeiçoamento das empresas, inclusive na elaboração do plano de ação mais adequado para cada segmento. A proposta do Sebrae é ter mais do que números, é melhorar a qualidade dos atendimentos. Com um posto fixo em Rio das Pedras, será possível oferecer maior suporte para muitas das pessoas que deixam de abrir seus próprios negócios ou não conseguem prosseguir por falta de informações. O Sebrae busca auxiliar a gestão das empresas, com metas e objetivos.

A intenção do prefeito Carlos Defavari é oxigenar o mercado rio-pedrense, especialmente no setor de comércio. “Nosso comércio tem muitos jovens, com gás para crescer e se desenvolver. Para os comerciantes mais antigos, o Sebrae pode trazer novas ideias.”

Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 17/02/2017