RACIONAMENTO DE ÁGUA COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (30)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras anunciou que na próxima semana terá início o racionamento de água, que acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, por período indeterminado. Na última vez que o município realizou racionamento, em 2014, foram nove meses de contenção.

De acordo com a autarquia, a necessidade de racionamento se dá pela falta de chuvas significativas para o armazenamento e a consequente redução de água represada. “São 127 dias sem chuvas e a previsão que temos é que só virá água suficiente para começar a recuperar os reservatórios no início do mês de outubro. Com a estiagem, nossos reservatórios estão com cerca de 50% de sua capacidade”, explicou Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE.

A determinação do horário de racionamento visa reduzir ao máximo os transtornos aos consumidores. “Durante a manhã temos as pessoas que geralmente fazem a limpeza das suas residências. No final da tarde são os cidadãos que trabalham fora de casa e chegam cansados querendo ao menos tomar banho. Tivemos que priorizar um grupo, que causará menos impacto, uma vez que a maior parte da população não está em casa entre 9 e 16 horas”, destacou Gonçalves.

Paralelo ao racionamento, o SAAE fará obras para aumentar a capacidade de armazenar água bruta. Foram contratados horas de serviço de maquinário para realizar o desassoreamento de alguns reservatórios. “Há alguns anos atrás o Governo do Estado fornecia dragas e demais máquinas para desassorear as represas. Hoje isso não acontece mais, precisamos investir recursos próprios. Planejamentos a limpeza das represas do São José Viegas e do canal da represa do Bom Jesus”. Outra medida anunciada pelo SAAE é a utilização de água represada em outros locais ainda não utilizados.

Desde janeiro de 2017 o SAAE tem investido na melhoria do abastecimento de água em Rio das Pedras. Foram compradas ou reformadas bombas instaladas junto as captações, às ETA I, II e III (Estações de Tratamento de Água) e a caixa d’água do São Cristóvão, que estavam sucateadas e trabalhando abaixo da capacidade máxima. Também foram reformados o filtro da ETA III, o reservatório de 600 mil litros localizado junto ao Filtro, troca de materiais filtrantes e reforma do decantador da ETA I. Foi reativado o reservatório de água do São Carlos, feita a interligação da caixa d’água do Dom Bosco com a rede do São Cristóvão e interligação da rede nas ruas do Bom Jardim. Além disso, foram reativados os poços artesianos que auxiliam no abastecimento do São Cristóvão e dos bairros Recanto Universitário e Vivendas do Sol, que estavam parados.

“Iremos executar ainda neste ano a instalação de dois novos filtros junto a ETA I, o que aumentará a capacidade de produção de água tratada. Faremos a limpeza das represas do São José Viegas e do canal da represa do Bom Jesus. Construiremos mais três reservatórios de água nos bairros São Cristóvão, Bom Jardim e Luiz Massud Coury. Só não fazemos mais ainda porque temos limitações financeiras, mas ainda assim já investimos cerca de R$ 1 milhão em melhorias no abastecimento de água”, destacou Daniel Gonçalves.

...

Foto: Alex Calmon