CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE ARRECADA 69 BOLSAS

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, realizou no último sábado (21) a Campanha de Doação de Sangue. Sob o slogan da campanha foi “Para alguns só falta sangue, para você só falta doar”, a coleta foi feita no Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho. Durante o dia 97 pacientes passaram pela unidade de saúde. Ao todo, foram coletadas 69 bolsas de sangue.

Essa foi a primeira campanha do ano. A Secretaria da Saúde programou a próxima doação de sangue para o dia 20 de outubro. “Doar sangue é um gesto de cidadania e humanismo, mas muitas pessoas passam despercebidas do propósito dessa ação até sentir na pele a necessidade de receber uma transfusão de sangue. Centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas acontecem diariamente e a falta de transfusão nesses pacientes pode levar à morte, assim como para os portadores de hemofilia, leucemia, anemias e pessoas que estão passando por tratamento de câncer”, destacou Filemon Silvano, secretário da Saúde, explicando ainda que quatro pessoas podem ser salvas a cada doação de sangue. O Hemonúcleo precisa de 6.700 bolsas de sangue por mês e, no inverno, a quantidade de doações cai consideravelmente.

Fila preferencial – Você sabia que, graças a Lei Municipal n. 2.699/2011, é permitido aos doadores de sangue a utilização de filas destinadas às gestantes e idosos nos bancos, estabelecimentos comerciais e órgãos de administração municipal. Para ter acesso ao benefício, os doadores terão de comprovar por meio de carteiras que o banco de sangue fornece a doação de sangue nos seis meses anteriores.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 23/07/2018