EDUCAÇÃO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL

A Secretaria da Educação está promovendo, durante essa semana semana, a 13ª Capacitação para Manipuladores de Alimentos de Escolas, Pré-Escolas e Creches do Município de Rio das Pedras. O evento está sendo realizado no Centro Educacional e Pedagógico Prefeito Eng. Antonio Costa Galvão, sob coordenação técnica de Nancy Maria Papa e Vera Lúcia Berto Coletti.

Na terça-feira (17), a abertura contou com a apresentação musical do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Vera Berto fez a abertura ressaltando o trabalho das merendeiras, que produzem alimentos para 6.345 estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Nossos profissionais tem a experiência temperada com amor e afeto. Contamos com o respaldo do prefeito Carlos Defavari que, mesmo com a crise financeira, está aumentando o investimento na merenda. Este ano a Prefeitura deve investir R$ 2,5 milhões para oferecer uma alimentação de qualidade.”

O prefeito Carlos Defavari parabenizou a todos os profissionais da merenda pela dedicação. “Temos mantido o esforço para manter as contas pagas e os salários em dia. Uma pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) apontou um alto grau de satisfação com a merenda oferecida na Rede Municipal de Ensino, sendo que 66% dos entrevistados classificaram nossa merenda como ‘ótima’ ou ‘boa’. Essa é uma vitória da equipe de profissionais que temos”, afirmou Carlos Defavari.

O secretário da Educação, João Francisco Righe, explicou que o objetivo da semana de capacitação é melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas merendeiras. “Os elogios que escutamos não são atoa, são fruto do excelente trabalho das merendeiras, que é fundamental para os estudantes, pois ninguém aprende de barriga vazia”, completou Carlos Sicca, presidente da Câmara.

O propósito da capacitação é valorizar o trabalho da equipe da merenda, oferecer mais conhecimento para os profissionais e buscar alternativas nutritivas.

Na segunda-feira, além da abertura, ocorreu a palestra “Minha Cozinha, Minha Orquestra”, com o músico Luis Fernando Dutra, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. No dia seguinte houve a mesa redonda sobre o Programa de Alimentação Escolar, com esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, tendo como mediadora a nutricionista Nancy Maria Papa. A terapeuta ocupacional Priscila Brancatti falou sobre doenças ocupacionais e sua prevenção, enquanto que as estagiárias de nutrição Aline Almeida e Daiane Bigue ministraram a palestra “Doenças transmitidas por alimentos e alimentação saudável”.

Na quinta-feira, a psicóloga Rosangela dos Santos Arruda abordou o comportamento nas relações humanas. Antes do encerramento e sorteio de brindes, o grupo Arte e Dança fez uma apresentação especial.

Nesta sexta-feira (20), para celebrar a realização do curso e como forma de reconhecimento, as merendeiras farão um passeio pela Rua do Porto, em Piracicaba.

Postada em : 19/07/2018