SAÚDE INAUGURA SETOR DE FISIOTERAPIA

A Prefeitura de Rio das Pedras inaugurou o Setor de Fisioterapia Municipal, que fica junto ao Centro Médico Dr. Francisco Gorga Filho (rua Aradesco Bianchim, 89, São Cristóvão). A inauguração aconteceu na segunda-feira (16), com a presença do prefeito Carlos Defavari, secretário de Saúde Filemon Silvano, vereadores Carlos Sicca, Edison Marconato, Nabuco, Neiva Rúbia e Vanderley Canela, secretários municipais e pacientes.

“Nossa proposta é atender a demanda reprimida, uma vez que não havia espaço suficiente para o bom atendimento aos pacientes junto a Clínica Dr. Jill Poppi Durante. O objetivo é ter mais qualidade de forma eficaz. O atendimento aos pacientes será feito mediante encaminhamento médico”, explicou Filemon Silvano, secretário da Saúde, que completou: “a fisioterapia é fundamental no tratamento de recuperação, tem que ser feito de forma imediata para ter um melhor resultado”.

Para aumentar a capacidade de tratamento, foi contratada a empresa Ergosaúde Clínica Integrada, que disponibilizou equipamentos e o profissional fisioterapeuta José Hélio Aparecido da Silva. “Somos uma empresa especializada em fisioterapia, que já atua na rede SUS há vários anos. Iremos proporcionar um atendimento humanizado para alcançar a excelência em qualidade e já temos retorno positivo. Esse não será um departamento novo, o setor foi ampliado e o trabalho é desenvolvido em conjunto com a ótima equipe de profissionais que o município já dispunha”, destacou João Victor Porto Alegre, coordenador da Ergosaúde.

O presidente da Câmara, Carlos Sicca, ressaltou que os vereadores estão brigando pela melhora no atendimento médico à população: “temos que celebrar boas ações como essa. O prefeito Carlos Defavari e o secretário da Saúde, Filemon Silvano, estão empenhados na melhora do atendimento”.

Além de destacar a importância da ampliação do Setor de Fisioterapia, o prefeito Carlos Defavari anunciou mais melhorias para a saúde. “Estamos finalizando a contratação de mais 11 especialidades médicas para somar as que já temos e assim chegarmos a mais de 30 especialidades para atender a população e eliminar a demanda reprimida que há atualmente”, afirmou Carlos Defavari.

O Setor de Fisioterapia já está atendendo pacientes. Antônio Manoel Monteiro, o Tonico, passou por atendimento momentos antes da inauguração e elogiou o serviço: “Iniciei hoje meu tratamento com a avaliação junto ao fisioterapeuta. Farei fisioterapia motora para eliminar dores com exercícios na bicicleta e esteira e alongamento. Gostei muito do atendimento, o doutor foi muito atencioso”.

São previstos até mil atendimentos por mês no setor. “Para que esse trabalho tenha sucesso, serão utilizadas técnicas avançadas da especialidade, como por exemplo a Técnica de Dry Needling, Crochetagem, entre outras”, disse Filemon Silvano.

Serão realizados procedimentos de fisioterapia ortopédica, neurológica, respiratória, gerontológica (fisioterapia em idosos) e hidroterapia. Para isso, estão disponibilizados equipamentos como macas, equipamentos de corrente elétrica voltados para analgesia e fortalecimento muscular, TENS (Estimulação Elétrica Transcutânia), FES (Estimulação Elétrica Funcional), laser, ondas curtas, infravermelho, ultrassom, thera band, equipamentos proprioceptivos, bolas terapêuticas de vários tamanhos, turbilhão, esteira, bicicleta ergométrica, alteres de diversos pesos e tamanhos, travesseiros, rolos, meia lua e bastões.

“Agora temos todos os equipamentos necessários para atender a demanda dos pacientes rio-pedrenses. Além disso, contamos com dois profissionais concursados pelo município. Nosso objetivo é oferecer o melhor atendimento possível dentro de Rio das Pedras”, finalizou o prefeito Carlos Defavari.

Postada em : 16/07/2018