Notícias Recentes



SAAE CONCLUI REFORMA NO DECANTADOR NESTA QUARTA-FEIRA (4)

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) segue com a reforma da ETA I (Estação de Tratamento de Água), responsável pelo abastecimento de 80% da cidade. O trabalho, que começou na semana passada com a troca de 12 toneladas de materiais filtrantes, segue nesta semana com a reforma do decantador.


Na segunda-feira, desde as 5 horas da manhã, o serviço começou com a limpeza e desmontagem do decantador. Às 16 horas o tratamento de água foi reestabelecido para que a população voltasse a ser abastecida. Paralelo a reforma, o SAAE utilizou 12 caminhões-pipa para captar água na ETA III e levar para os reservatórios dos bairros mais altos. O objetivo dessa ação foi de acelerar o abastecimento dos bairros.


A reforma foi retomada às 7 horas da manhã desta terça-feira com a montagem do decantador com novas peças. Contudo, devido a complexidade do trabalho e para não deixar que a cidade fique mais tempo sem água, a reforma será suspensa às 16 horas, com o tratamento e distribuição de água para a população retomado. A programação irá se repetir nesta quarta-feira, com a conclusão da reforma. A previsão para reestabelecimento total do abastecimento de água para a cidade é para quinta-feira (5), no período da tarde.


A realização da reforma e necessidade de racionamento de água foram comunicadas pelas redes sociais, carro de som, site da Prefeitura e jornais impressos com circulação no município.


Tanto na segunda-feira, quanto nesta terça e quarta-feira, o abastecimento volta a ser realizado às 16 horas. Contudo, existe o tempo necessário para distribuição nos bairros. O SAAE inicia o abastecimento pelos bairros mais altos, onde é mais difícil de chegar água devido a distribuição ser feita por gravidade. Devido a grande demanda, a água chegou durante a noite em alguns pontos, o que deve se repetir hoje e amanhã.


Após a conclusão da reforma do decantador, será providenciada a instalação de dois novos filtros junto a ETA I. Esse trabalho será feito sem interferir na distribuição de água e irá aumentar a capacidade de tratamento da estação em 50%.


“Antes do início dessa reforma, era preciso interromper o tratamento de água por até 14 vezes em um mesmo dia para limpeza do decantador, com cada parada demorando uma hora. Nosso objetivo, após a reforma, é que seja aumentada a agilidade e eficiência no tratamento de água, com a parada para limpeza apenas uma vez ao dia. Com a instalação dos novos filtros, teremos mais água para a população. Pedimos desculpas pelos transtornos causados, mas com certeza a obra irá trazer grandes benefícios para a população”, explicou Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 03/07/2018