RIO DAS PEDRAS RECEBE ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL FEMININO DE FUTEBOL AMERICANO FLAG 5X5

Nesta sábado (30) e domingo (1º), Rio das Pedras receberá a última etapa do Circuito Nacional de Futebol Americano Flag Feminino 5x5. O torneio é realizado pela entidade máxima do futebol americano no Brasil, a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), e o Estádio Municipal Massud Coury será a casa da etapa paulista do circuito. As equipes participantes são: Piracicaba Cane Cutters, São Paulo Storm, Sorocaba Vipers, Palmeiras Locomotives, Spartans Football e Portuguesa F.A. Das seis equipes, três delas avançam para as semifinais da competição. As duas seguintes disputam a Taça de Prata, uma espécie de torneio de consolação. O evento é organizado pela equipe piracicabana, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Rio das Pedras, e terá entrada gratuita.

Rodada – Serão 15 partidas realizadas nos dois dias de competição. O time piracicabano abrirá a rodada, no campo 1, às 9h, contra o Spartans Football, de São Paulo. Logo em seguida, às 10h20, no campo 2, a partida será contra a Portuguesa. À tarde, às 15h50, a equipe anfitriã recebe o Sorocaba Vipers. No domingo, a primeira partida será contra o São Paulo Storm, às 9h50, e no final da tarde, às 16h30, enfrenta o Palmeiras.

No sábado, a rodada da Etapa Regional “Meo” também contará, no campo 1, com os seguintes jogos: 10h20, Spartans x Vipers; 11h40, Storm x Spartans; e 14h30, Palmeiras x Portuguesa. Já no campo 2, as partidas serão entre Palmeiras x Storma (9h); Vipers x Palmeiras (11h40); e Portuguesa x Storm (15h50).

No domingo, também serão realizados os jogos entre Portuguesa x Vipers (8h30); Palmeiras x Spartans (11h10); Vipers x Storm (13h50); e Spartans x Portuguesa (15h10). Todas essas partidas serão no campo 1.

Sobre a modalidade – Flag Football é uma modalidade no Futebol Americano criada para diminuir os risco de lesões, que são extremamente comuns no Futebol Americano profissional, e também para reduzir o custo, já que o valor equipamentos para a pratica são bem salgados. O único equipamento necessário para a pratica é um cinto com duas fitas, uma de cada lado do corpo. As fitas são chamadas de flags, e para encerrar uma jogada, o atleta da defesa deve retirar a flag de quem está com a bola. O contato nessa modalidade é praticamente inexistente quando se compara ao tackle, que é como é conhecido a modalidade equipada.

Postada em : 28/06/2018