CARLOS DEFAVARI TEM AUDIÊNCIA COM GOVERNADOR MÁRCIO FRANÇA

O prefeito Carlos Defavari, acompanhado do deputado estadual Roberto Morais e do superintendente do SAAE Daniel Gonçalves, esteve no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira (23) para se reunir com o governador Márcio França. Na pauta de discussão, o encaminhamento de verbas do Estado para recapeamento, além do financiamento para conclusão da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

O vice-governador de São Paulo garantiu que tem reservado para Rio das Pedras a verba de R$ 1 milhão para ser utilizada no recapeamento. “Márcio França afirmou, em palestra realizada em Piracicaba, que iria encaminhar esse recurso para Rio das Pedras. Conforme a orientação do governador, preparamos a documentação necessária e encaminhamos. Acredito que logo veremos obras de recapeamento em nossa cidade”, disse Carlos Defavari.

Outra verba solicitada pelo prefeito ao governador é de R$ 5 milhões para a construção da ETE. Na semana anterior, Defavari e Gonçalves estiveram no DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) para discutir detalhes para assinatura de contrato de financiamento da obra por meio do programa Desenvolve São Paulo.

“Nossa preocupação era para que essa verba viesse para Rio das Pedras antes do período eleitoral, uma vez que como candidato ao Governo do Estado, o governador não pudesse encaminhar esse recurso por questões legais. Contudo, Márcio França nos tranquilizou afirmando que, por se tratar de financiamento, o contrato poderá ser assinado mesmo durante a campanha. De qualquer forma, temos pressa para finalizar a construção da ETE”, ressaltou o prefeito.

Para finalizar a obra será preciso investir R$ 7 milhões. A proposta é financiar R$ 5 milhões pelo Desenvolve São Paulo, enquanto a Prefeitura disponibiliza R$ 2 milhões como contrapartida. O município terá 120 meses para pagar o financiamento, que não terá a cobrança de juros.

De acordo com o projeto elaborado pelo DAEE, a ETE de Rio das Pedras terá quatro lagoas para tratamento dos esgotos sanitários, sendo duas anaeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que não consomem oxigênio), duas lagoas aeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que consomem oxigênio) e de desinfecção; uma estação elevatória de esgoto bruto, linhas de recalque e emissário de esgoto tratado, com escadas hidráulicas que favorecem a oxigenação dos efluentes.
A implantação desta ETE vai contribuir de maneira efetiva para a preservação da bacia do rio Piracicaba com a remoção 1,7 mil quilos/dia de carga orgânica que é lançada in natura do Ribeirão Tijuco Preto.

Postada em : 25/05/2018