PREFEITO VAI À SÃO PAULO EM BUSCA DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DA ETE

O prefeito Carlos Defavari, junto com o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Daniel Gonçalves, esteve em São Paulo para discutir os detalhes para assinatura do contrato de financiamento para a conclusão da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). A reunião ocorreu com a presença do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), Francisco Eduardo Loducca, do presidente do programa Desenvolve São Paulo, Álvaro Sedlacek, e equipes das autarquias estaduais.

Por meio do programa Água Limpa, a ETE de Rio das Pedras começou a ser construída há seis anos. Contudo, a obra foi interrompida por falta de documentação para instalação da estação elevatória. Devido ao longo tempo sem manifestação do município, a verba destinada voltou aos cofres do Governo Estadual.

No início de seu mandato, Carlos Defavari regularizou a documentação necessária e buscou recursos para concluir a obra. “O caminho que encontramos foi junto ao Desenvolve São Paulo, que irá financiar a obra, orçada em R$ 7 milhões. O município entrará com R$ 2 milhões, enquanto que o estado irá financiar R$ 5 milhões. A Prefeitura terá 120 meses para pagar o financiamento, que não terá a cobrança de juros”, explicou o prefeito.

De acordo com o projeto elaborado pelo DAEE, a ETE de Rio das Pedras terá quatro lagoas para tratamento dos esgotos sanitários, sendo duas anaeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que não consomem oxigênio), duas lagoas aeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que consomem oxigênio) e de desinfecção; uma estação elevatória de esgoto bruto, linhas de recalque e emissário de esgoto tratado, com escadas hidráulicas que favorecem a oxigenação dos efluentes.
“A implantação desta ETE”, destaca Loducca, “vai contribuir de maneira efetiva para a preservação da bacia do rio Piracicaba com a remoção 1,7 mil quilos/dia de carga orgânica que é lançada in natura do Ribeirão Tijuco Preto”.

Sedlacek destacou o empenho do prefeito em viabilizar a conclusão da ETE: “Os municípios precisam se mexer para buscar soluções criativas, ter uma gestão voltada para sua necessidade. Algumas prefeituras não têm comprometimento com o dinheiro do contribuinte. Estou muito feliz com o comprometimento de Rio das Pedras em atender aos anseios de sua população”.

Postada em : 16/05/2018