Notícias Recentes



RIO DAS PEDRAS PASSA A APLICAR VACINA FRACIONADA CONTRA FEBRE AMARELA

Por determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde, desde o último sábado a Secretaria de Saúde aplica a dose fracionada para imunização contra a febre amarela em Rio das Pedras. Em documento, o GVE-XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica – Piracicaba) afirma que houve avanço da febre amarela no estado em 2018 e que a implantação da dose fracionada tem o propósito de intensificar a imunização.


O GVE-XX destacou que Rio das Pedras permanece fora da área de risco para a doença e que a iniciativa visa prevenir o avanço do vírus transmissor para áreas não endêmicas. “Essa é uma determinação do Ministério da Saúde para toda a região. Temos que seguir o calendário, mesmo que Rio das Pedras não esteja incluída na área de risco para a febre amarela”, destacou a enfermeira Kallyne Pissinato. O objetivo é que até setembro, início do período da transmissão ativa da Febre Amarela, 95% da população da área urbana já tenha sido vacinada.


O público alvo da campanha são crianças com mais de 9 meses de idade que não tenham tomado nenhuma dose, pessoas com mais de 60 anos que tenham alguma patologia (mediante apresentação de carta médica) e viajantes que necessitam certificado internacional de vacinação e receberão a dose padrão.


Não devem receber a dose da vacina crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com imunodepressão de qualquer natureza, HIV positivo com imunodepressão grave, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticoide, quimioterapia, radioterapia e imunobiológicos), transplantados, neoplasia, imunodeficiência primária anafilaxia prévia associada a componentes da vacina, doenças do timo, gestantes e com alergia a ovo.


Em Rio das Pedras, a vacinação ocorre no Centro Médico Dr. Francisco Gorga Filho, de terça e quinta-feira, das 8 às 14 horas; e na UBS Pastor Augustinho Gomes do Nascimento (UBS São Pedro), às sextas-feiras, das 9 às 14 horas. Em ambos os postos as doses diárias são limitadas a 100 unidades. Para receber a vacina é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação (para crianças) e cartão do SUS e documento de identificação (para adultos).


A vacina febre amarela administrada em dose padrão e fracionada é reconhecidamente uma das mais eficazes e seguras desde que sejam administradas de acordo com normas técnicas e operacionais do produto.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 21/05/2018