Notícias Recentes



SAÚDE PROMOVE CAMPANHA 3 BICHOS

A Secretaria da Saúde realizará a Campanha de Diagnóstico e Prevenção a Hanseníase, Verminoses e Tracoma, conhecida como “Campanha dos 3 Bichos”, do Ministério da Saúde. Em Rio das Pedras foi determinada a promoção da campanha nas escolas municipais Prof.ª Ângela Regina Sacaro Oriqui, no bairro Pombal (dia 10 de maio), Contador Waldomiro Domingos Justolim, no Centro (dia 15 de maio), e Prof.ª Immaculada Grecco Civolani, no Nosso Teto (dia 22 de maio).


O objetivo da campanha é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de geohelmintíase (Bicho da barriga), Tracoma (Bicho do olho) e Hanseníase (Bicho da pele). No tracoma, as crianças serão examinadas individualmente pelas enfermeiras capacitadas, no caso da hanseníase, após triagem das fichas preenchidas pelos pais, a equipe de enfermagem encaminhará os casos suspeitos para o médico e na geohelmintíase as crianças receberão tratamento medicamentoso.
O trabalho está sendo desenvolvido pela Atenção Básica, junto a Vigilância Epidemiológica e em parceria com a Secretaria da Educação. A equipe solicita a compreensão e colaboração dos pais e responsáveis que tenham filhos matriculados em uma das escolas citadas para que assinem o termo de autorização da participação do aluno na campanha.


Conheça as doenças:


Hanseníase – Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.


Verminoses – Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.


Tracoma – Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 09/05/2018