PREFEITURA MUDARÁ DE PRÉDIO PARA CENTRALIZAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

O Paço Municipal de Rio das Pedras estará de novo endereço a partir de julho. A Prefeitura deixará sua sede atual e irá para a Ladeira José Leite de Negreiros, número 10, no Centro. O objetivo da mudança é melhorar e centralizar o atendimento à população. Os setores que atualmente ocupam prédios alugados ficarão junto à Prefeitura.

“O atendimento ao público terá 20 guichês, divididos por setores. Hoje, para solicitar o alvará de construção e numeração de uma casa junto a Prefeitura, por exemplo, o contribuinte precisa ir ao Setor de Tributação para solicitar a emissão de boleto, pagar no banco e depois ir à Prefeitura para protocolar a solicitação, que será avaliada pela Secretaria de Obras. Para fazer isso, o contribuinte percorre cerca de um quilômetro. Com o novo prédio, o cidadão irá percorrer menos de 200 metros para ir ao banco e voltar, isso se ele não fizer o pagamento sem sair do lugar com o aplicativo do banco”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

Para abrigar a prefeitura, o prédio passou por reformas e adequações, uma vez que apresentava depredações. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 1 milhão, pagos pela empresa proprietária do prédio.

À Prefeitura caberá pagar o aluguel, no valor de R$ 26 mil, a partir do quatro mês de locação, uma vez que o Município está isento do pagamento da locação nos três primeiros meses. O contrato de aluguel tem duração de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

Com a mudança, a Prefeitura irá desocupar prédios alugados para outros setores. “Atualmente gastamos R$ 26 mil em aluguéis para setores que ficam longe da Prefeitura. Nossa proposta é manter o mesmo gasto atual com aluguéis, com a vantagem de estar em um prédio novo, com todos os serviços municipais disponíveis em um mesmo lugar”, ressaltou Defavari.

Entre os setores que irão desocupar os prédios alugados estão o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, Junta Militar, Setor de Tributação, Posto Eleitoral, Setor de Atendimento do SAAE, Guarda Civil Municipal (que terá sede própria), Clínica Dr. Jill Poppi Durante (com atendimentos junto a UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa), Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes (com prédio próprio) e Centro de Convivência do Idoso (com sede própria).

O atual prédio da Prefeitura será disponibilizado ao Poder Judiciário para abrigar o Tribunal de Justiça Fórum Distrital de Rio das Pedras e Juizado Especial Cível e Criminal. Além de disponibilizar local com mais espaço para o Judiciário, o município irá economizar R$ 8 mil com a desocupação dos prédios utilizados.

Outra preocupação da administração municipal é gastar o mínimo possível com a mudança. A proposta é utilizar os móveis que já são utilizados por todos os setores da Prefeitura.

O novo Paço Municipal terá mais espaço do que o disponível hoje. O atual prédio da Prefeitura tem mil metros quadrados. O futuro local terá 2.550 metros quadrados de construção divididos em três andares. “Queremos aproximar a população da Prefeitura, com um local melhor localizado, com mais espaço e organização. Além disso, iremos oferecer um local de trabalho mais adequado aos servidores municipais. Com a centralização dos setores da Prefeitura, a tendência é que os trabalhos sejam realizados de forma mais rápida e com melhor qualidade”, afirmou Carlos Defavari.

Postada em : 02/05/2018