Notícias Recentes



INAUGURAÇÃO OFICIAL DA UNIVESP SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (13)

Será inaugurado, de forma oficial, o polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Rio das Pedras na próxima sexta-feira (13), às 19h30, no Centro Cultural e Pedagógico. O evento contará com a participação dos responsáveis pela vinda da universidade: prefeito Carlos Defavari, deputado estadual Chico Sardelli, presidente da Câmara de Vereadores Carlos Sicca e secretária da Educação Glória Manesco Ebúrneo.


As aulas de graduação da Univesp em Rio das Pedras estão sendo realizadas desde o final de fevereiro para os cursos de pedagogia (duração de 4 anos), engenharia da computação (5 anos) e engenharia de produção (5 anos). O polo conta com salas e computadores disponíveis aos estudantes, que ficam na E.M. Contador Waldomiro Domingos Justolim, a Escola do Comércio. As aulas acontecem das 19h às 23h, presenciais e virtuais.


De acordo com o orientador do polo rio-pedrense, Felipe Diehl, 60% das 150 vagas disponíveis foram ocupadas por estudantes de Rio das Pedras. Os demais são de Piracicaba, Saltinho, Mombuca e outras cidades da região.


Os estudantes contam com o sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). No AVA são disponibilizados roteiros de aprendizagem aos estudantes, com links para leituras nas bibliotecas digitais disponíveis, textos ou materiais didáticos e videoaulas, com os professores ou outros especialistas, e atividades de aprendizagem e de avaliação. O estudante é acompanhado por tutores.


Um dos destaques dos cursos é a proposta de, a partir de temas centrais, elaborar situações e/ou problemas a serem estudados nas disciplinas por meio de projetos colaborativos. O aluno será acompanhado por um tutor virtual durante o curso e comparecerá, no período noturno, ao polo presencial para realizar as provas ou as atividades em grupo, quando solicitadas pelo tutor.


Os cursos da Univesp são oferecidos na modalidade a distância, o que permite flexibilidade de horário para cursar as disciplinas, mas não pode ser confundida com menor exigência. Para acompanhar um curso a distância são necessárias competências especiais que muitos estudantes precisam desenvolver, como autodisciplina, já que é o próprio aluno que estabelece a maior parte de seus horários de estudo; é necessário também ter autonomia pois na maior parte do tempo, o aluno realiza autoestudos; é necessário ser organizado pois é preciso planejar a semana para que o tempo dedicado aos estudos seja compatível com as solicitações do curso.


A Univesp é a quarta maior universidade do Estado, uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. Os cursos são certificados por universidades como USP, Unesp, Unicamp e Fatec.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 11/04/2018