ENTREGA DO CARNÊ DO IPTU COMEÇA NESTA SEMANA

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciará ainda nesta semana a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O imposto poderá ser pago em cota única com desconto de 10% até o vencimento da primeira parcela, no dia 20 de abril. O parcelamento pode ser feito em até nove vezes, com vencimento sempre no dia 20 entre os meses de abril e dezembro, com exceção de maio que terá vencimento no dia 21.

Nos últimos três meses, a Prefeitura utilizou tecnologia de geoprocessamento para identificar novas construções ainda não cadastradas. Com isso, a área construída do município aumentou 752 mil metros quadrados, representando crescimento de 80%. Assim, os proprietários de imóveis construídas e com ampliações não informadas à Prefeitura já receberão os carnês com área mapeada durante o recadastramento.

“Muitas residências estavam irregulares perante o IPTU, pois seus proprietários não informaram à Prefeitura que construíram ou ampliaram suas casas. Isso não era justo com os cidadãos que protocolaram seus imóveis e pagam seus impostos conforme determina a legislação. Nosso propósito não é penalizar ninguém, muito pelo contrário uma vez que não será cobrada nenhuma multa pela irregularidade, é apenas regulamentar e cobrar de forma justa e igual de todos”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

A Secretaria de Finanças espera arrecadar, com o recadastramento, R$ 1,8 milhão a mais em 2018 em relação ao exercício anterior, já descontadas as isenções e taxa de inadimplência que chega a quase 30%. Com o aumento, a arrecadação do IPTU irá se aproximar da principal receita tributária do município, o Imposto Sobre Serviços (ISS), prevista no orçamento deste ano em R$ 6,5 milhões.

De acordo com a Secretaria de Finanças, 50% dos recursos provenientes do imposto entram nos cofres públicos por meio de parcela única, com desconto. “Fazemos um apelo à população para que pague o IPTU em dia. Dessa forma, o município poderá atender as necessidades mais básicas da população, principalmente na área da saúde, assim como as propostas apresentadas durante o orçamento participativo, que se concentraram em pavimentação, limpeza, iluminação e distribuição de água”, destacou Ewerton Clemente, secretário de Finanças.

Os contribuintes que não receberem o carnê antes do vencimento, que desejaram antecipar seu pagamento ou que queiram planejar sua vida financeira podem imprimir a segunda via através do site da Prefeitura (www.riodaspedras.sp.gov.br) ou pessoalmente no Setor de Tributos, que fica na rua Lacerda Franco, n. 303, Centro. Para mais informações, o telefone de contato é o 3493-1411.

Pela internet – Para emitir o boleto pelo site, o contribuinte deve clicar em “Serviços OnLine” e depois em “Certidões Imobiliárias”. Será aberta a janela “Módulos SAI”, onde o contribuinte deve clicar em “Imobiliário” e informar o código de cadastro. Esse código está identificado na capa do carnê de IPTU.

Nessa página é possível consultar informações completas sobre o imóvel, emitir Certidão Negativa de Débitos, Certidão de Existência e Certidão de Valor Venal, além de consultar Débitos em Aberto. Nessa última opção serão informadas todas as pendências relativas ao imóvel. Para emitir a segunda via, basta selecionar a parcela que deseja gerar o boleto e pagar.

Por meio do site não é possível gerar a cota única com desconto. Para isso, o contribuinte deve ir ao Setor de Tributos e solicitar o boleto.

Postada em : 10/04/2018