UBS DR. MATHEUS GABRIEL BONASSA INICIA ATENDIMENTO NA SEGUNDA-FEIRA (2)

Na manha desta quarta-feira (28), foi aberta oficialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Matheus Gabriel Bonassa. A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Defavari, deputado estadual Roberto Moraes, presidente da Câmara Carlos Sicca, Henrique e Fátima Bonassa, pais de Matheus Gabriel Bonassa, além de autoridades, funcionários da saúde e familiares do homenageado.

A unidade de saúde, que começará os atendimentos na próxima segunda-feira (2), irá atender a demanda de atenção básica, com consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Também serão atendidos pacientes da Rede Cegonha e Bolsa Família, realizados exames de papa Nicolau e mamografia, além de testes rápido e para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Em breve os atendimentos odontológicos e a aplicação de vacinas do município também serão feitos na unidade.

O Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho continuará a realizar os agendamentos para atendimento na nova unidade. Os pacientes de cardiologia, otorrino, dermatologia, neurologia, urologia, gastro e psiquiatria, assim como de pequenas cirurgias, continuarão sendo atendidos no Centro Médico.

Henrique Bonassa, pai de Matheus Gabriel Bonassa, agradeceu a homenagem e atenção dada pelo prefeito Carlos Defavari: “para quem é espiritualizado como nós, o Matheus tem dado provas de que ele sempre comparece junto aos amigos quando precisam de auxilio. Tenho certeza de que ele estará aqui ajudando aos médicos e enfermeiros no atendimento à população”.

O presidente da Câmara, Carlos Sicca, por sua vez, ressaltou a importância da nova unidade do atendimento à população, assim como da fundamental participação de deputados no trabalho de destinar verbas que possibilitaram o funcionamento da UBS. Já para o secretário da Saúde, Dr. Marcílio Coelho, colocar uma nova unidade da saúde em funcionamento é uma vitória para o município: “na atenção básica tratamos os casos antes que haja necessidade de atendimento junto ao Pronto Socorro ou hospital. O custeio para fazer a UBS funcionar é muito alto, envolve todos os serviços da Prefeitura, mas tenho certeza de que o prefeito irá garantir essa conquista para o povo rio-pedrense”, disse Dr. Marcílio Coelho, que agradeceu ao empenho, dedicação e doação feita pelos funcionários da saúde e do grupo Tatu Loco, que auxiliou nos últimos reparos feitos no prédio antes da inauguração.

O deputado estadual Roberto Moraes destacou que sempre se identificou com a área da saúde e enalteceu a recente inauguração do Hospital Regional, “que está mais perto de Rio das Pedras do que do Centro de Piracicaba e virá para minimizar a falta de leitos”. Moraes ressaltou ainda que na próxima semana Geraldo Alckmin fará seus últimos repasses aos municípios enquanto governador e que de suas emendas impositivas Rio das Pedras está incluída.

Carlos Defavari fez questão de agradecer a todos que se empenharam para a unidade funcionar, inclusive a Inês Guizo Petrini, ex-secretária da Saúde, e ao Dilsão Stefani, presidente do Tatu Loco. “Muitas melhorias estão por vir para Rio das Pedras. O deputado Roberto Moraes já encaminhou cerca de R$ 600 mil que serão utilizados em melhorias para a cidade. Outras verbas estão por vir. Na próxima semana esperamos anunciar a construção de uma creche escola para o bairro Luiz Massud Coury, que só depende da liberação pelo Governo do Estado”, afirmou o prefeito Carlos Defavari.

Histórico – O prédio da UBS foi entregue em dezembro de 2016, porém sem a devida conclusão. Foi preciso instalar 24 aparelhos de ar condicionado na unidade. Para isso, foi realizado projeto para implantar uma rede exclusiva para a refrigeração da unidade, pois a dimensão da carga elétrica do projeto original não levou em consideração o consumo do ar condicionado.

A atual gestão licitou e comprou os aparelhos, equipamentos e mobílias necessários em dezembro de 2017. A compra não foi feita antes porque a verba utilizada é proveniente de emendas parlamentares, que foram recebidas pelo município em novembro. Entre compra de equipamentos, mobiliário, aparelhos de ar condicionado e contratação de serviços para instalação da rede elétrica e dos aparelhos, o Município investiu R$ 250 mil nessa gestão.

Postada em : 28/03/2018