Notícias Recentes



RIO DAS PEDRAS CONFIRMA ADESÃO AO PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

Em evento realizado em Brasília na segunda-feira (12), o presidente Michel Temer lançou o programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. Compareceram 2.471 prefeito, entre eles Carlos Defavari, que assinou o termo de adesão ao programa. A comitiva rio-pedrense contou também com Silvino Innocencio, secretário de Administração e RH, e Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE.


Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio do ano passada e recebeu, desde então R$ 3 bilhões em investimentos.


O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a 7 mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.


Programa – O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “Hoje, 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente, enquanto 30% não tem acesso à rede, o que dá 60 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que tem um celular, mas não podem usá-lo onde moram e serão beneficiadas diretamente por esse programa”, destacou o Kassab.


“Queremos que todas as escolas, as unidades de saúde, praças públicas e parques ofereçam acesso gratuito à internet, onde a população poderá acessar e consultar os serviços públicos oferecidos pelo governo municipal. Para isso, estamos pleiteando a instalação de cinco antenas com alcance no raio de 2 quilômetros, o que irá alcançar grande parte da cidade. É o cidadão informado e conectado com a prefeitura”, explicou o chefe de Gabinete, Eduardo Marrano, que participou de reunião regional com o ministro Kassab e manifestou o interesse de Rio das Pedras aderir ao programa.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 12/03/2018