NOMES, CARGOS, SALÁRIOS E UM NOVO GOVERNO TRANSPARENTE

Nos próximos dias a Prefeitura de Rio das Pedras lançará seu novo site e também o novo Portal da Transparência, mas o cidadão já pode consultar a folha de pagamento do executivo que foi atualizada com nomes, cargos e salários.

Para ter acesso às informações basta acessar o site da prefeitura e clicar no banner “Portal da Transparência”.

Os salários estão com o valor bruto, ou seja, sem descontos. Além disso, alguns funcionários receberam os atrasados, adicionais, décimo terceiro, e, por isso aparecem com salários acima do normal, mas devem voltar à normalidade na próxima folha de pagamento.

A consulta pode ser feita de diversas formas que facilitam ao máximo o acesso à informação.

Inicialmente a lista de funcionários é disposta por ordem alfabética. Clicando em “Pesquisa  Avançada” é possível refinar a pesquisa selecionando apenas um nome específico, por exemplo. Outros filtros podem ser aplicados como, por exemplo, um cargo distinto.

O cidadão pode dispor as informações de ordem crescente ou decrescente, facilitando assim a visualização do conteúdo.

Rio das Pedras quer receber nota 10 em transparência. Para isso, o novo Portal da Transparência contará com outras informações como:

• Registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;
    Registros das despesas;

• Procedimentos licitatórios (inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados);

• Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e

• Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

A Lei que regula o Portal da Transparência é a de número 12.527, de 18 de novembro de 2011. É uma novidade para todos.

Aqui em Rio das Pedras muitas pessoas surpreenderam-se positivamente com a transparência do governo Carlos Defavari e aprovaram a iniciativa.

Para o prefeito “esta era uma promessa de campanha que foi cumprida. Hoje a internet está ao alcance de todos, seja em casa como no celular, e precisamos usar a tecnologia a favor do cidadão. Em especial para todos rio-pedrenses.”

O Portal da Transparência é uma ferramenta poderosa para o cidadão que pode participar ativamente da administração pública fiscalizando, controlando, acompanhando e denunciando quando for o caso.

Autoria: André Barrichello
Postada em : 06/02/2017