Notícias Recentes



UNIVESP INICIA AULAS DE TRÊS CURSOS EM RIO DAS PEDRAS

Os estudantes matriculados nos cursos de graduação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) implantados em Rio das Pedras participaram de aulas inaugurais durante a última semana. As aulas aconteceram na segunda, terça e quarta-feira para os cursos de pedagogia (duração de 4 anos), engenharia da computação (5 anos) e engenharia de produção (5 anos), no Centro Pedagógico e Cultural Prefeito Antônio Costa Galvão.


Das 150 vagas disponíveis, apenas uma ficou para a terceira chamada e já foi preenchida. De acordo com o orientador do polo rio-pedrense, Felipe Diehl, 60% dos estudantes matriculados são de Rio das Pedras. Os demais são de Piracicaba, Saltinho, Mombuca e outras cidades da região.


“A vinda da Univesp amplia o conceito de cidadania, uma vez que permite acesso ao ensino superior e maior acesso ao mercado de trabalho”, afirmou Diehl, que completou: “nada aqui é de graça, a Univesp é fruto do dinheiro dos impostos que vocês pagam. Usem bem, cuidem e se dediquem”.


O coordenador da Educação, Antônio Callegari, destacou que a graduação exigirá empenho dos estudantes. “O bom êxito no aprendizado dependerá da dedicação de vocês”, afirmou Callegari.


“Fizemos grande esforço para conseguir recursos para comprar os computadores e preparar as salas de aula, mesmo diante da crise financeira que atravessamos”, destacou o prefeito Carlos Defavari.


Durante a aula inaugural, os alunos foram apresentados ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). No AVA são disponibilizados roteiros de aprendizagem aos estudantes, com links para leituras nas bibliotecas digitais disponíveis, textos ou materiais didáticos e videoaulas, com os professores ou outros especialistas, e atividades de aprendizagem e de avaliação. O estudante é acompanhado por tutores.


Um dos destaques dos cursos é a proposta de, a partir de temas centrais, elaborar situações e/ou problemas a serem estudados nas disciplinas por meio de projetos colaborativos. O aluno será acompanhado por um tutor virtual durante o curso e comparecerá, no período noturno, ao polo presencial para realizar as provas ou as atividades em grupo, quando solicitadas pelo tutor.


Os cursos da Univesp são oferecidos na modalidade a distância, o que permite flexibilidade de horário para cursar as disciplinas, mas não pode ser confundida com menor exigência. Para acompanhar um curso a distância são necessárias competências especiais que muitos estudantes precisam desenvolver, como autodisciplina, já que é o próprio aluno que estabelece a maior parte de seus horários de estudo; é necessário também ter autonomia pois na maior parte do tempo, o aluno realiza autoestudos; é necessário ser organizado pois é preciso planejar a semana para que o tempo dedicado aos estudos seja compatível com as solicitações do curso.


A Univesp é a quarta maior universidade do Estado, uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. Os cursos são certificados por universidades como USP, Unesp, Unicamp e Fatec.


O polo de Rio das Pedras conta com salas e computadores disponíveis aos estudantes, que ficam na E.M. Contador Waldomiro Domingos Justolim, a Escola do Comércio. As aulas acontecerão das 19h às 23h, presenciais e virtuais.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: Alex Calmon
Postada em : 27/02/2018