PREFEITO VISITA O ECOPARQUE AMBIENTAL DE PIRACICABA

O prefeito Carlos Defavari participou de visita técnica ao Ecoparque Ambiental de Piracicaba com objetivo de conhecer tecnologias para tratamento de resíduos sólidos urbanos, considerado referência na gestão sustentável de resíduos sólidos. Também participaram o prefeito anfitrião, Barjas Negri, e prefeitos de cidades que fazem parte do Cosimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos): Denis Andia (Santa Bárbara d’Oeste), Luiz Dalben (Sumaré) e Benjamim Bill Vieira de Souza (Nova Odessa).

“O Consimares tem debatido ativamente a destinação correta dos resíduos sólidos. Este é um assunto cada vez mais em pauta e os municípios precisam se apressar para buscar, de forma conjunta, um local correto para receber os resíduos que gera”, afirmou o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares, Bill.

“Tratar os resíduos sólidos é uma preocupação ambiental que temos. Desenvolver projetos sustentáveis para a correta destinação desses materiais não e fácil, nem barato. Contudo, estamos providenciando a integração de Rio das Pedras ao Consimares para que tenhamos maior suporte e economia por meio da união dos municípios da região para tratar de tão fundamental questão”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

O empresário Gerson De Gruttola falou sobre o empreendimento, que foi construído através de uma PPP (Parceria Político Privada) entre o grupo Enob e a Prefeitura de Piracicaba. “Começamos a falar sobre este projeto em 2005 e apenas em 2012 conseguimos firmar a PPP devido à complexidade desta questão”, disse. Segundo ele, o licenciamento foi emitido em agosto de 2017 e hoje a empresa trata 400 toneladas de resíduos por dia.

O Ecoparque está instalado em uma área de 600 mil metros quadrados e além do aterro sanitário e tratamento correto de resíduos também conta com serviços de varrição manual e mecanizada, coleta e transporte de resíduos, aproveitamento energético do resíduo inorgânico.

Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri destacou que o Ministério Público tem cobrado cada vez mais dos Administradores Municipais a responsabilidade em relação a este tema. “É um assunto delicado, que merece atenção. Acredito que é um investimento necessário”, disse.

Consórcio - Atualmente, o Consimares é formado por Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari. No início do mês, os prefeitos de Piracicaba, Ipeúna, Rio das Pedras e Saltinho demonstraram interesse em integrar o consórcio e estão em fase de aprovação de legislação específica em seus municípios.

Referência na gestão intermunicipal de resíduos, o Consimares desenvolve uma série de projetos nas cidades consorciadas com objetivo de promover o descarte correto dos resíduos sólidos e fomentar o diálogo entre os gestores públicos, incentivando as iniciativas voltadas para a sustentabilidade no Brasil.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 26/02/2018