CARLOS DEFAVARI PARTICIPA DE ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE

O prefeito Carlos Defavari participou do 1° Encontro dos Municípios de Pequeno Porte, onde foi lançada a AMPPESP (Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo). Estiveram presentes prefeitos de cidades com até 50 mil habitantes, deputados estaduais e federais, senadores, entre outras autoridades.
O propósito do evento foi fortalecer os municípios pequenos com debates sobre a revisão da Legislação Estadual e Federal de modo a propiciar melhor acesso desses municípios aos diversos mecanismos de fomento e de parcerias.

Durante os debates, foi consenso que os municípios pequenos têm dificuldade no momento de pleitear recursos para garantir o seu desenvolvimento junto aos órgãos estaduais e federais. O objetivo da AMPPESP é ganhar força para melhorar este quadro.

“Os municípios pequenos precisam se fortalecer através da união. Infelizmente vivemos uma cultura onde os prefeitos dessas cidades precisam andar com o pires na mão para buscar verbas, tem que solicitar emendas para deputados a troco de votos. Precisamos ir até o Palácio dos Bandeirantes ou ao Planalto para conseguir uma verba de R$ 50 mil. Prefeitos de cidades grandes nem saem de seus gabinetes para conseguir esses mesmos convênios”, afirmou o prefeito Carlos Defavari.

A entidade foi instituída em 1990, após a união de 120 cidades. Com o passar dos anos, foram mudando as administrações nos municípios e o projeto não prosseguiu. Quem lidera a iniciativa de retomar a associação é o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan.

“Os interesses das cidades pequenas são diferentes das cidades grandes como, por exemplo, Campinas. Por isso quando nos organizamos em um conjunto de municípios somos observados de outra forma. Nosso objetivo é somar forças para garantir mais investimentos e desenvolvimento para os pequenos municípios do Estado de São Paulo”, explicou Ortolan.

São Paulo tem um pouco mais de 500 municípios com menos de 50 mil habitantes, o que representa 80% do total do Estado.

O encontro aconteceu entre 9h e 16h, com prefeitos e demais autoridades municipais participando de uma agenda robusta e produtiva, com a presença de ministros, secretários de estado e deputados que deram atendimento aos municípios durante o evento, que contou ainda com stands de atendimento e articulação de convênios dos seguintes órgãos: FUNASA; Caixa Econômica Federal; FDE;SENAI;SESI; SEBRAE; Google For Education, e outros.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 22/02/2018