PREFEITURA PROMOVE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ESCOLA DO BARÃO

A Prefeitura de Rio das Pedras está promovendo dois cursos profissionalizantes: técnicas de vendas e auxiliar de departamento de pessoal. As capacitações são promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

As aulas estão sendo realizadas na E. M. Barão de Serra Negra, no Centro, de segunda à sexta-feira, no período noturno, com duração de dois meses. A aula inaugural aconteceu no dia 22 de janeiro.

“O programa tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. A prioridade para oferecer o curso foi para quem está desempregado, com idade entre 30 e 59 anos e que não tenha concluído o Ensino Fundamental. Isso porque essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade na hora de encontrar um emprego. Contudo, a oportunidade foi aberta também para o profissional empregado que queira melhorar, assim como para jovens a partir dos 16 anos que deseja ingressar no mercado de trabalho”, explicou Latuca Rossi, secretário municipal de Desenvolvimento.

Os alunos receberam material didático composto por um caderno, uma apostila de conhecimentos gerais, lápis, caneta e borracha e uma apostila de conhecimentos específicos, entregue durante o desenvolvimento dos cursos. Os cursos têm carga horária de cerca de 160 horas, divididos em formação básica (40 horas), com reforço no ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e em habilidades específicas (120 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Ao final do curso os estudantes receberão certificados de conclusão. O aluno deverá ter o mínimo de 75% de frequência no curso.

“Estamos em busca de qualificar a mão de obra do rio-pedrense, especialmente daquele que está desempregado. O público alvo para os cursos são profissionais que estão no auge da capacidade produtiva, que têm grandes responsabilidades no sustento familiar e menos chance de voltar para a escola”, afirmou o prefeito Carlos Defavari.

Palestra – A escritora Andressa Mascaro, autora do livro “Agora é com você!”, apresentou aos estudantes a importância da reflexão sobre a forma de conduzir a própria existência e levou-os a uma viagem interna com foco no autoconhecimento. A proposta foi identificar motivações, limitações, virtudes e habilidades de forma a definir caminhos que conduzam ao resultado final de sucesso.

Postada em : 09/02/2018