RIO DAS PEDRAS PODERÁ TER INTERNET GRATUITA

A Prefeitura de Rio das Pedras registrou junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o interesse de receber o Programa Internet para Todos. Na sexta-feira (12), em Leme, o ministro Gilberto Kassab apresentou o programa para prefeito e autoridades da região. O chefe de Gabinete do prefeito Carlos Defavari, Francisco Eduardo Marrano, esteve na reunião e já manifestou a intenção de disponibilizar internet gratuita para a população rio-pedrense.

O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “Hoje, 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente, enquanto 30% não tem acesso à rede, o que dá 60 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que tem um celular, mas não podem usá-lo onde moram e serão beneficiadas diretamente por esse programa”, destacou o ministro.
As cidades beneficiadas receberão antenas e serão conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Kassab também destacou as parcerias do MCTIC com outras pastas que vão permitir o uso da banda larga para o monitoramento de fronteiras e a conexão de equipamentos públicos de educação e saúde.
“Firmamos um convênio com o Ministério da Defesa e separamos 30% da capacidade do equipamento, o que vai permitir o monitoramento de 100% das fronteiras do país. Uma parceria com o Ministério da Educação vai levar banda larga a 7 mil escolas públicas só em 2018. Também estamos finalizando um convênio com o Ministério da Saúde para colocar internet em 100% dos equipamentos de saúde do país, o que vai melhorar a qualidade do atendimento”, listou Gilberto Kassab.

“Queremos que todas as escolas, as unidades de saúde, praças públicas e parques ofereçam acesso gratuito à internet, onde a população poderá acessar e consultar os serviços públicos oferecidos pelo governo municipal. Para isso, estamos pleiteando a instalação de duas antenas com alcance no raio de 2 quilômetros, o que irá alcançar grande parte da cidade. É o cidadão informado e conectado com a prefeitura”, explicou Eduardo Marrano.

O MCTIC vai definir ainda em janeiro as primeiras 300 localidades que serão conectadas pelo programa. “No mês de janeiro vamos fazer o convênio com as primeiras 300 cidades, que poderão instalar sua banda larga em qualquer localidade sem conexão. Vamos fazer gradativamente até atingir o Brasil inteiro”, afirmou o ministro.

Postada em : 11/01/2018