PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A Prefeitura de Rio das Pedras irá abrir inscrições para dois cursos profissionalizantes: técnicas de vendas e auxiliar de departamento de pessoal. As capacitações são promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

Estarão disponíveis 30 vagas para cada curso. As inscrições ocorrem entre os dias 15 e 19 de janeiro, das 8 às 16 horas, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na rua Lacerda Franco, n. 45, Centro. Para se inscrever o candidato deve levar cópia do RG, CPF, Carteira Profissional, Título de Eleitor e comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento fará a triagem entre os matriculados de acordo com os critérios adotados pela secretaria estadual. Os candidatos matriculados receberão a confirmação pelo telefone.

A aula inaugural acontecerá no dia 22 de janeiro. O curso será ministrado no período noturno, com aulas de segunda à sexta-feira, e terá duração de dois meses

“O programa tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. A prioridade na hora da inscrição será para quem está desempregado, com idade entre 30 e 59 anos e que não tenha concluído o Ensino Fundamental. Isso porque essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade na hora de encontrar um emprego. Contudo, a oportunidade é aberta também para o profissional empregado que queira melhorar, assim como para jovens a partir dos 16 anos que deseja ingressar no mercado de trabalho”, explicou Latuca Rossi, secretário municipal de Desenvolvimento.

Os alunos receberão material didático composto por um caderno, uma apostila de conhecimentos gerais, lápis, caneta e borracha e uma apostila de conhecimentos específicos, que será entregue durante o desenvolvimento dos cursos. Os cursos têm carga horária de cerca de 160 horas, divididos em formação básica (40 horas), com reforço no ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e em habilidades específicas (120 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. Ao final do curso os estudantes receberão certificados de conclusão. O aluno deverá ter o mínimo de 75% de frequência no curso.

“Estamos em busca de qualificar a mão de obra do rio-pedrense, especialmente daquele que está desempregado. O público alvo para os cursos são profissionais que estão no auge da capacidade produtiva, que têm grandes responsabilidades no sustento familiar e menos chance de voltar para a escola”, afirmou o prefeito Carlos Defavari.

A formalização da disponibilização dos cursos para Rio das Pedras ocorreu na segunda-feira (8), em Piracicaba, com a presença do secretário estadual José Luiz Ribeiro, do prefeito Carlos Defavari, chefe de gabinete Francisco Eduardo Marrano e do presidente do SD de Rio das Pedras, Claudemir Orlandim.

Postada em : 10/01/2018