RIO DAS PEDRAS SOBE 338 POSIÇÕES EM DOIS ANOS NO RANKING DE GESTÃO AMBIENTAL

Os representantes do Departamento de Meio Ambiente, Allan Funes e Murilo Merloto, estiveram no Palácio dos Bandeirantes na Capital para participar do evento de certificação anual do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Durante a cerimônia, ocorrida na quarta-feira (13), foi divulgado que Rio das Pedras foi classificada como a 243ª cidade com a melhor gestão ambiental entre os 645 municípios paulistas. Em 2016 a Cidade Doçura ocupou o 346º lugar e, em 2015, apenas a 581ª colocação.

“Em dois anos Rio das Pedras saltou 338 colocações entre os municípios paulistas avaliados. Entendemos que, alinhando nossos trabalhos as diretrizes do Estado, estaremos seguindo um caminho ambientalmente correto e sustentável ao nosso município. Dessa forma, colocaremos maiores esforços nos próximos anos buscando melhorar nosso ranking neste importante programa ambiental”, afirmou Murilo Merloto, diretor de Meio Ambiente.

O responsável pelo departamento entende que Rio das Pedras esteja longe de um panorama ambiental ideal, mas acredita que com a participação e apoio de todas as secretarias, prefeito e Câmara de Vereadores é possível manter a melhora no ranking estadual. “Buscaremos o constante processo de evolução e aprendizado neste cenário, resultando em qualidade de vida para a população. Podemos citar como novos desafios ao longo dos próximos anos o aumento da fiscalização ambiental, gestão ambientalmente correta dos resíduos de construção civil, criação de um centro de educação ambiental, reativação do conselho ambiental municipal, melhoria no mapeamento e índices de arborização urbana, estruturação da coleta seletiva, construção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto, entre outros”, completou Merloto.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Postada em : 13/12/2017