UNICAMP ASSUME GESTÃO DO HOSPITAL REGIONAL, QUE INICIA ATENDIMENTO EM MARÇO

O Governo do Estado de São Paulo e a Universidade de Campinas (Unicamp) assinaram, na sexta-feira (24), o Termo de Gestão do Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns”, em ato realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O Hospital Regional deve entrar em operação, de maneira gradativa, a partir de março de 2018. O governador anunciou também R$ 35,8 milhões em recursos para custeio no primeiro ano de funcionamento.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin; o prefeito de Rio das Pedras, Carlos Defavari; prefeito de Saltinho, Carlos Lisi; o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; o secretário estadual de saúde, David Uip; os vereadores Edison Marconato e Dr. Fernando, de Rio das Pedras, e Denis Chiquito e Evandro Pereira, de Saltinho; prefeitos, vereadores e secretários da microrregião de Piracicaba.

“Não é todo dia que podemos dar início a um novo hospital público, com atendimento 100% gratuito e com a qualidade que uma Organização Social como a Unicamp oferece. Aliás, São Paulo é um modelo para o Brasil porque escolhe bem as OS parceiras”, afirmou o governador.

Geraldo Alckmin disse que o Governo do Estado tem investido grandes recursos na área de saúde. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, aproveitou para dizer que o Estado não poupou esforços para que a cidade chegasse a esse momento, ou seja, de ter um hospital regional. Este trabalho, segundo ele, também é uma somatória de iniciativas envolvendo deputados, prefeitos da região e vereadores. “A sociedade organizada cobrou muito e somou esforços nesse sentido. E o HR vem para resolver um grave problema na região, que é a falta de leitos hospitalares. Esse é um dia muito feliz”, afirmou Barjas.

“É muito importante que possamos colaborar com uma cidade do porte de Piracicaba e da região. Já temos a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que também poderá ser favorecida. A possibilidade de administrar um hospital como esse – de grande porte – é bastante interessante. E, além disso, é importante colaborarmos com o Governo do Estado visando a melhoria das condições de saúde da população”, afirmou o reitor da Unicamp.

O Decreto 62.743/2017, que criou o HR, foi assinado no dia 1º de agosto deste ano pelo governador Geraldo Alckmin. A unidade passou então a ser de responsabilidade da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria do Estado. Pelo decreto, o governo determinou também seu objeto, que é a prestação de assistência médica hospitalar, potencialmente cirúrgico e de abrangência regional. Serão priorizadas as cirurgias eletivas de média e alta complexidades, urgência e emergência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região da DRS-X Piracicaba, que abrange 26 municípios, incluindo Rio das Pedras e Saltinho.

O funcionamento do HR acontecerá em fases, começando com os exames de pacientes externos e os internados — como tomografia, ecocardiograma, endoscopia, ressonâncias e exames laboratoriais — pelo Hospital Dia. Depois passará a atender nas áreas clínica médica geral, ortopedia, oftalmo e otorrino, mesmas áreas onde serão realizadas as primeiras cirurgias. Para isso, estima-se a contratação de até 300 funcionários.

Inicialmente, serão 60 leitos no HR: 30 cirúrgicos, 20 clínicos, 10 para UTI Adulto, quatro salas cirúrgicas, além de atendimentos ambulatoriais. Quando estiver funcionando a todo vapor, o HR terá 138 leitos: 84 destinados à internação, 20 à UTI Adulto; 27 para cuidados mínimos, sete para o Hospital Dia; dez salas cirúrgicas, além de diagnóstico por imagem.

Em 2018, a estimativa é que o hospital realize mais de 18,6 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas, 11,7 mil exames, 3,3 mil cirurgias e 2 mil internações. O pronto-socorro será referenciado, com uma previsão de aproximadamente 300 atendimentos a urgências para intercorrência de pacientes atendidos previamente pelo serviço.

“A nossa região é a que tem menos leitos por habitantes no Estado. O HR vem para reduzir essa diferença. Em pleno funcionamento serão 126 leitos disponíveis, inclusive para Rio das Pedras. Já contamos e continuaremos com o Hospital São Vicente de Paulo, mas teremos mais alternativas para internações e procedimentos. Os hospitais Santa Casa e Fornecedores de Cana, em Piracicaba, também continuarão a atender as necessidades da população rio-pedrense. O HR virá para aumentar ainda mais a qualidade de atendimento”, destacou o prefeito Carlos Defavari.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 28/11/2017