PROERD FORMA 800 ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais uma turma em Rio das Pedras. Na manhã de quarta-feira (22), 420 estudantes do 5º ano de cinco escolas municipais: Barão de Serra Negra, Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, Prof. Augusto Elias Salles, Prof.ª Ignez Brioschi Rubim e Prof.ª Maria Apparecida Aguiar Degaspari.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, desde 1993, no ambiente escolar, envolvendo crianças de 9 a 14 anos, concentrado no 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. O programa é aplicado nas escolas em parceira com a Secretaria da Educação, sendo realizado em sala de aula, conduzido por policial militar fardado, contando com a ativa e importante participação dos educadores, que atuam como divulgadores das ideias para as demais salas de aula e para os pais, chegando às famílias.

O Proerd tem dez encontros semanais, com duração de uma hora cada. São transmitidos conhecimentos com o propósito de prevenir o uso e abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

“Os alunos aprenderam a dizer “não” às drogas, além de reforçar a autoestima para resistir à pressão ao uso de drogas. Por isso, receberam certificados como forma de oficializar o compromisso de viverem de forma saudável”, disse o mestre de cerimônias, 1º Sargento João Cesar Balceiro de Freitas. Os formandos também receberam medalhas. Em seguida, foram eleitas duas redações de destaque, escrita pelos alunos, que receberam tablets e troféus.

Por fim, os alunos formandos do Proerd fizeram o juramento de ficar longe das drogas e não praticar a violência. “O Proerd é um programa de extrema importância para a vida desses jovens, que conduzirão a cidade no futuro. Que esse momento seja lembrado sempre na vida dos formandos, é uma oportunidade única para se preparar contra as drogas, lícitas ou ilícitas”, afirmou Silvino Innocencio, secretário de Administração que representou o prefeito Carlos Defavari.

“As drogas matam quem usa e quem está em volta, maltrata principalmente a família. Por isso, aprendam a dizer não às drogas”, ressaltou o Comandante da 2ª Cia da PM Cap. José Donizetti Gomes de Oliveira.

No dia seguinte, também na Sociedade Cultural Riopedrense, mais de 300 alunos do 7º ano também se formaram no Proerd.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 23/11/2017