Notícias Recentes



EQUIPES DE SAÚDE COLETAM CARRAPATOS EM ÁREA DE LAZER PARA ANÁLISE

Uma equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo), com o apoio das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Rio das Pedras, fez a varredura da Área de Lazer Genatti Soave, bairro Bom Jesus III, para coletar carrapatos. O trabalho foi realizado na manhã desta sexta-feira (10).


Em diversos pontos da área de lazer foram montadas armadilhas com gelo seco e pano branco para atrair os artrópodes. Também foram utilizados panos de arrasto em todo o gramado. Em pouco tempo havia vários reunidos. O trabalho de coleta aconteceu ainda nos pontos de acesso utilizados pelas capivaras, em buracos na cerca que delimita a Fazenda Nova Java e na vegetação que faz divisão com a plantação de cana de açúcar.


Todo material coletado será analisado pela Sucen, que irá verificar quais espécies de carrapatos há na área e se estão contaminados. O resultado deve ser emitido em uma semana e o relatório encaminhado para a Secretaria da Saúde de Rio das Pedras.


Entenda o caso – No dia 2 de novembro a Secretaria da Saúde identificou um caso suspeito de febre maculosa supostamente contraída na Área de Lazer Genatti Soave. Uma criança de cinco anos apresentou os sintomas da doença após ser picada por um carrapato estrela. Ela foi medicada, com o devido acompanhamento médico, e recebeu alta.


Para evitar possíveis casos, a Prefeitura interditou a área de lazer e bica d’água, com a instalação de placas de alerta, e a área foi cercada com faixas.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: Alex Calmon
Postada em : 10/11/2017

Voltar