Notícias Recentes



SAÚDE FAZ CAMPANHA CONTRA TUBERCULOSE

A Secretaria da Saúde inicia nesta segunda-feira (6) a campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios para controle da tuberculose. A proposta da Vigilância Epidemiológica é que as pessoas que estiverem com tosse procurem o Centro Médico Francisco Gorga Filho para coleta de material escarro.


A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível por via respiratória. A transmissão pode ocorrer pela tosse, espirro ou fala, quando os bacilos são lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entrando nos pulmões pela respiração.


Os sintomas são tosse persistente por mais de duas semanas, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil e febre baixa geralmente a tarde. A prevenção é realizada com a vacina BCG (Bacilo Calmette Guérin) intradérmica, aplicada a partir do nascimento. Além disso, é fundamental a prática de higiene pessoal, cuidados com habitação, nutrição, o que contribui na prevenção da tuberculose e sua transmissão. O tratamento está disponível na rede pública de saúde, tem duração de seis meses e é gratuito.


Os pacientes que desejarem ter o material de escarro coletado devem procurar o Centro Médico das 8 às 11 horas, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o telefone de contato é o 3493-6439. A campanha segue até o dia 20 de novembro.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 06/11/2017

Voltar