ÁREA DE LAZER DO BOM JESUS É REVITALIZADA

A fina garoa que insistiu em cair na manhã de domingo não impediu a população de prestigiar e participar da cerimônia de entrega da revitalização da Área de Lazer Genatti Soave, no Bom Jesus. A Banda Antenor Cortelazzi tocou músicas para animar o dia, os meninos do Projeto América testaram o campo de futebol reformado, crianças já brincavam no parquinho restaurado e várias pessoas caminhavam pela pista no entorno do espaço.

Participaram do evento o prefeito Carlos Defavari e a primeira dama Vanda Defavari, José Manuel Miranda (presidente de Manetoni), Paulo Rogério Degrande (diretor de marketing da empresa), os vereadores Carlos Sicca, Dr. Fernando, Leandro Penatti, Nabuco, Neiva Rúbia e Tutinho, Eudice Leite (assessor dos deputados Cauê Macris (estadual) e Vanderlei Macris (federal), Evaldo Vicente (diretor da Tribuna) e vários secretários municipais.

A reforma da área de lazer foi realizada pela empresa Manetoni Soluções em Aço, em parceria com a Secretaria de Obras e Câmara de Vereadores. A revitalização foi grande e mudou a cara do espaço público, desde a parte de jardinagem até o espaço de brinquedos e bica d’água. A copa das árvores foi podada e elevada, os brinquedos foram restaurados e os aparelhos de ginástica ao ar livre e da academia do idoso que estavam danificados foram retirados. As madeiras que puderam ser aproveitadas foram transformadas em bancos. No espaço, foi instalada uma nova academia ao ar livre e um novo parquinho com brinquedos novos.

As lagoas da área, que estavam cobertas pelo mato, foram limpas e, a maior, cercada para evitar que crianças caiam na água. O alambrado do campo de futebol foi substituído. A bica d’água recebeu limpeza e foi recuperada, inclusive com a instalação de corrimão. Toda a área ganhou acesso para pessoas com necessidades especiais.

As guias foram pintadas, mesas de jogos e bancos instalados. O banheiro público foi reformado com a substituição de portas, placas de granito e válvulas hidráulicas. A passarela foi reformada e a gruta próxima recebeu pintura nova.

O quiosque ganhou piso novo, teve o telhado trocado e foi pintado. Várias luminárias foram trocadas e lixeiras foram instaladas. Em pontos estratégicos foram colocadas placas indicativas.

“Quando três segmentos (poderes Executivo, Legislativo e iniciativa privada) se unem para o mesmo horizonte, a cidade só tem a ganhar. Uma Câmara bem postada faz a cidade crescer. O país passa por uma crise financeira, o que também interfere na economia do município. Nesse momento, contar com o apoio de empresas é fundamental”, afirmou Eudice Leite.

O presidente da Câmara, Carlos Sicca, contou que a ideia de buscar o apoio da Manetoni surgiu durante a cerimônia de entrega do título de cidadão rio-pedrense, que levou os vereadores a conhecer as dependências da empresas e apresentar a proposta de reforma. “Nos unimos com vassouras e rastelos no começo do ano para recuperar a área. Não é função do vereador limpar a praça, mas é dever cumprir os desejos da população. Agora, o espaço permite a integração das famílias”, ressaltou Sicca, lembrando que a mudança aconteceu com participação da população e da Prefeitura. “A vontade da Prefeitura não era suficiente para reformar o espaço diante da dificuldade financeira”, completou o presidente que, junto com os demais vereadores, entregou lauréis aos representantes da Manetoni e ao prefeito, e ainda pediu uma salva de palmas para Samuel Castelhano, o Samuca, que se empenha de forma voluntária para a preservação da área.

João Manoel Miranda, presidente da Manetoni, recordou que a decisão da implementação da empresa em Rio das Pedras ocorreu após reunião com Carlos Defavari e Sérgio Angeleli há 19 anos.

O prefeito Carlos Defavari, por sua vez, agradece à Manetoni, aos vereadores e à família Soave, que dá nome ao espaço. “Estamos chegando ao fim do primeiro ano de mandato sem recursos financeiro, pagando mais de R$ 11 milhões em dívidas deixadas. Em nome do Samuca, que sempre esteve na área cobrando melhorias, parabenizo a todos por essas melhorias. A Manetoni, que estava para ir para Iracemápolis, veio para Rio das Pedras e hoje está aumentando seu barracão, instalando a Steel Log com o aumento da frota de caminhões, o que irá gerar mais empregos e recursos para o município”, destacou Defavari, para depois fazer o pedido de que a população cuide da área como se fosse suas próprias residências, que não deixem ninguém depredar.

Ao final da cerimônia, já sem chuva, a equipe da Academia Black Sports promoveu uma série de atividades da Área de Lazer. Os brinquedos ficaram cheios com crianças s divertindo, enquanto que os peladeiros da região jogaram o típico futebol de domingo.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 30/10/2017