Notícias Recentes



SAÚDE PREPARA ATIVIDADES PARA CELEBRAR O OUTUBRO ROSA

A Secretaria da Saúde irá realizar uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa, um movimento mundial que visa alertar para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Além de enfeitar as unidades de saúde com balões e laços rosas, a Pasta irá promover um dia de palestras, bate papos e atividades culturais.


No dia 28 de outubro (sábado), no Centro Educacional e Pedagógico Pref. Antonio Costa Galvão, o evento “Outubro Rosa, onde tem cor tem vida” começará às 8 horas com a composição da mesa. Meia hora depois acontecerá a primeira apresentação cultural com o grupo Arte e Dança, sob coordenação de Marileide Eleni Piotto Nalim. Na sequência, a enfermeira Valdirene Cristina Garcia, do Programa da Saúde da Mulher, irá ministrar a palestra “Prevenir o câncer é apaixonar-se pela vida”. Às 9h10 será realizada uma mesa redonda com depoimentos de superação com Cristiane Aparecida Ferreira e Celestina Almeida Oliveira de Santana.


Às 9h50 o grupo Arte e Dança fará a segunda apresentação do dia. Em seguida acontecerá uma aula de zumba com Zin Monique Pedro, da Academia Spaço Saúde, e, depois, haverá um coffee break.


O restante da manhã será dedicado ao momento beleza, com o intuito de promover e motivar a autoestima. As atividades serão desenvolvidas pelas diretores da Mary Kay Tosangela Tobaldine e sua equipe de Rio das Pedras e Fernanda Devagi e sua equipe de Piracicaba. Nanci Ferraz, supervisora da Lowel Cosméticos, e Josimaria Araújo, consultora da Hinode Cosméticos, também irão promover atividades.


O evento seguirá até às 12 horas. Antes disso, porém, serão sorteados brindes aos participantes.


Corrida contra o câncer – No dia 5 de novembro, o Rotaract Club de Rio das Pedras irá promover a 2ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade, que não visa fins lucrativos, tem como objetivo a conscientização da importância da realização do exame preventivo para o câncer de mama e próstata, quebrando preconceitos e paradigmas contra o autoexame e exame de toque, além de incentivar a prática de atividade física para uma vida mais saudável.


A largada será em frente a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, às 7h30 para a caminhada e dez minutos depois para a corrida. Serão abertas 250 vagas e a inscrição pode ser feita por meio de link disponível na página do Facebook do Rotaract. O valor da inscrição é de R$ 20, que dará direito ao kit com uma camiseta regata, frutas, água, roxinho (açaí) e medalha.


Outubro Rosa – Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Atividades em todo planeta são desenvolvidas, enquanto que monumentos e locais históricos recebem um tom de rosa para mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 18/10/2017

Voltar