Notícias Recentes



RIO DAS PEDRAS RECEBERÁ CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM NOVEMBRO

O prefeito Carlos Defavari e Latuca Rossi, secretário de Desenvolvimento, estiveram no gabinete do secretário estadual do Emprego e Relações do trabalho, José Luiz Ribeiro, em busca de estímulos para a geração de emprego e qualificação profissional. Entre os assuntos discutidos, ficou definida a adesão de Rio das Pedras no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).


“O programa tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. A prioridade na hora da inscrição será para quem está desempregado, com idade entre 30 e 59 anos e que não tenha concluído o Ensino Fundamental. Isso porque essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade na hora de encontrar um emprego”, explicou Latuca Rossi.


A primeira turma para os cursos profissionalizantes em Rio das Pedras terá 90 vagas. Durante o mês de setembro serão definidas as qualificações de acordo com os setores com maior disponibilidade de vagas. As deverão ocorrer em outubro, com o início das aulas em novembro.


Os cursos têm carga horário de cerca de 160 horas, divididos em habilidades gerais (40 horas), com reforço no ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e em habilidades específicas (120 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.


O material didático é formado por cadernos impressos, DVDs com diversos temas, que serão exibidos em sala. Há, também, um videojogo de tomada de decisões, onde o aluno é convidado a decidir o caminhão que o personagem deve seguir, e uma web gincana com jogos pela internet com informações sobre os temas estudados.


“Estamos em busca de qualificar a mão de obra do rio-pedrense, especialmente daquele que está desempregado. O público alvo para os cursos são profissionais que estão no auge da capacidade produtiva, que têm grandes responsabilidades no sustento familiar e menos chance de voltar para a escola”, afirmou Carlos Defavari.


O prefeito contou também que a secretaria estadual irá disponibilizar dois novos computadores ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e indicar Rio das Pedras para empresas que buscam opções para se instalarem. “José Luiz Ribeiro é de Piracicaba, conhece bem a nossa situação. Com essa parceria conseguiremos qualificar a mão de obra disponível nossa cidade, aumentando os atrativos para a vinda de novas empresas, o que irá gerar mais empregos e renda para as famílias rio-pedrenses”, completou o prefeito.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 21/09/2017

Voltar