Notícias Recentes



SAÚDE PROMOVE SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NO DIA 23

A Secretaria da Saúde irá promover a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos no dia 23 de setembro (sábado). A imunização dos animais que não foram vacinadas no dia 2 de setembro acontecerá no Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho e na E.M. Prof.ª Maria Aparecida de Aguiar Degaspari (Sem Terra), das 8 às 12h. As doses extras foram disponibilizadas pelo GVE XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica – Regional de Piracicaba, do Governo do Estado) após solicitação feita pelo município.


Na primeira etapa de vacinação a grande procura esgotou o estoque de doses. Nos sete postos espalhados pela cidade foram imunizados 3.531 animais, sendo 3.048 cães e 483 gatos. Em julho e agosto a campanha foi realizada na zona rural de Rio das Pedras, com a imunização 1.200 animais, sendo 941 cães e 259 gatos. No total, já foram vacinados 4.731 pets. No ano passado foram imunizados 3.746 animais, 26% a menos do que este ano.


Vacinadores treinados irão aplicar a imunização com material descartável e vacinas individuais. Os cães devem ser levados aos postos de vacinação em guias e conduzidos por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos, como aquele usado para embalar cebolas, ou fronhas evitando assim fugas e possíveis acidentes com os animais, seus donos e vacinadores.


Todos os cães e gatos, a partir dos três meses de idade, poderão receber a vacina. Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário, assim como as gestantes e com crias, que devem esperar o desmame dos filhotes.


A raiva mata, não tem cura. A vacina protege seu animal, por isso vacine seu pet todos os anos.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: Alex Calmon
Postada em : 18/09/2017

Voltar