MUTIRÃO FARÁ A LIMPEZA DA APP DO BAIRRO JOSÉ BARRICHELLO

O Departamento de Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores estão realizando uma série de atividades para celebrar o Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro. A primeira ação aconteceu no plenário da Câmara com a palestra de Henrique José Servolo Filho, doutor em Ciências Florestais pela Esalq/USP, sobre a “Importância da arborização e APPs próximas a centros urbanos”. O presidente do Legislativo, Carlos Sicca, o vereador Nabuco e Murilo Merloto, diretor de Meio Ambiente, acompanharam a palestra junto ao diretor da empresa Essencial e um grande número de participantes que lotaram o plenário.

Seguindo com o projeto, neste sábado será realizado um mutirão para limpeza do mato alto, coleta de resíduos e podar as árvores da APP (Área de Preservação Permanente) do Conjunto Habitacional de Interesse Social Eng. José Carlos Barrichello, conhecido como CDHU. Paralelamente haverá um trabalho de porta a porta no bairro para conscientização da importância do gerenciamento correto de resíduos, dias da semana em que ocorre a coleta de lixo, locais e formas corretas de armazenamento e demonstração dos benefícios de se ter uma área verde bem cuidada próxima às residências. Com o terreno já limpo, será feita a demarcação dos 500 berços que serão preparados para receber as mudas.

“O foco do trabalho estará na recuperação e revitalização da APP do bairro, com a busca pela conscientização popular sobre as nascentes, o descarte irregular de resíduos sólidos e a importância das áreas verdes urbanas”, detalhou o diretor do Meio Ambiente.

O CDHU é cercado por uma grande área de APP. Contudo, há muito descarte irregular de entulho e materiais inservíveis, fazendo com que surjam ratos, baratas, aranhas, escorpiões e até cobras. “Na ação que faremos neste mês teremos um mutirão ecológico de limpeza e capinação da área e o plantio de recomposição florestal próximos aos cursos d’água. Além disso, serão colocadas cercas para diminuir o acesso de animais de grande porte”, contou Carlos Sicca, presidente do Legislativo.

Postada em : 14/09/2017