MEIO AMBIENTE PROMOVE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CÂMARA

O Departamento de Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores irão celebrar o Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro – com uma série de atividades que acontecerão durante o mês. A primeira atividade acontece na próxima quarta-feira (13), às 19h, no plenário da Câmara. Henrique José Servolo Filho, doutor em Ciências Florestais pela Esalq/USP, fará uma palestra sob o tema: “Importância da arborização e APPs próximas a centros urbanos”. O evento é aberto e gratuito.

“Dando continuidade ao projeto de conscientização sobre as nascentes, seguimos com o novo local escolhido para o trabalho junto a comunidade, o Conjunto Habitacional de Interesse Social Eng. José Carlos Barrichello, conhecido como CDHU. O foco do trabalho estará na recuperação e revitalização da APP (Área de Preservação Permanente) do bairro, com a busca pela conscientização popular sobre as nascentes, o descarte irregular de resíduos sólidos e a importância das áreas verdes urbanas”, detalhou Murilo Merloto, diretor do Meio Ambiente.

O bairro José Barrichello, ou CDHU, é cercado por uma grande área de APP. Contudo, há muito descarte irregular de entulho e materiais inservíveis, fazendo com que surjam ratos, baratas, aranhas, escorpiões e até cobras. “Na ação que faremos neste mês teremos um mutirão ecológico de limpeza e capinação da área e o plantio de recomposição florestal próximos aos cursos d’água. Além disso, serão colocadas cercas para diminuir o acesso de animais de grande porte”, contou Carlos Sicca, presidente do Legislativo.

No dia 16 (sábado), moradores, parceiros do projeto e departamentos envolvidos farão, de forma voluntária, uma limpeza do mato alto, coleta de resíduos e podar as árvores do local. Paralelamente haverá um trabalho de porta a porta no bairro para conscientização da importância do gerenciamento correto de resíduos, dias da semana em que ocorre a coleta de lixo, locais e formas corretas de armazenamento e demonstração dos benefícios de se ter uma área verde bem cuidada próxima às residências. Com o terreno já limpo, será feita a demarcação dos 500 berços que serão preparados para receber as mudas.

O evento que marcará a celebração do Dia da Árvore acontecerá no sábado seguinte, dia 23, com o plantio das 500 mudas nativas na área de APP do bairro CDHU. As mudas utilizadas terão altura de 0,80 a 1 metro. Serão no mínimo 40 espécies arbóreas distintas, nos grupos ecológicos pioneiras e não pioneiras.

Uma das mais frequentes reclamações dos moradores é a presença constante de animais de grande porte, como vacas e cavalos, vindos de localidades vizinhas. Para o controle da situação, será cercado o entorno do bairro, bem como a faixa de APP presente no projeto de recomposição florestal. O Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a ETEC Dr. José Coury, planeja instalar 540 metros de cercas.

O Departamento de Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores contam com o apoio de parceiros para a realização das atividades durante o mês de setembro: Empresa Essencial (Central de Tratamento de Resíduos), ETEC Dr. José Coury, Rotary Club, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e moradores do CDHU.

“Optamos por realizar essas ações no CDHU devido ao crescente número de entulho e resíduos despejados junto a APP e áreas irregulares. Queremos trabalho no bairro para que não chegue num ponto irreversível ou que fique muito deteriorado”, afirmou Murilo Merloto.

Postada em : 11/09/2017