Notícias Recentes



SAÚDE COMPRA NOVOS VEÍCULOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO

A Prefeitura de Rio das Pedras, por meio da Secretaria da Saúde, comprou dois novos veículos para atender a população. Para as ações de vigilância em saúde, abrangendo as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, e ao Controle de Vetores, foi comprado um Renault Duster Oroch, enquanto que para atender a demanda da Atenção Básica foi adquirido um Renault Sandero. “Mesmo diante de tamanha dificuldade financeira que estamos enfrentado, conseguimos realizar melhorias em diversas áreas do setor público. Queremos melhorar o atendimento, fazer com que nossa cidade volte a crescer e progredir”, afirmou o prefeito Carlos Defavari, que entregou as chaves dos veículos para a secretária da Saúde, Inês Guizo Petrini.


Junto a Vigilância Sanitária, o veículo será utilizado nas visitas de rotina em empresas com cadastro regularizados e os irregulares, coleta de água uma vez por mês em vários locais para o Programa Pró Água, vistoria em alojamentos, acompanhamento em fiscalizações municipais feitas pela Vigilância Sanitária do Estado, atendimento de denúncias e reclamações e transportar funcionários para participarem de reuniões e oficinas de capacitação na DRS X de Piracicaba e em outros municípios.


Na Vigilância Epidemiológica, o carro será usado em visitas domiciliares, investigação, busca ativa e monitoramento de doenças de notificação compulsória (tuberculose, hanseníase e outras), busca de imunobiológicos e insumos na Secretaria Estadual de Saúde, busca ativa de faltosos em relação as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, divulgação de campanhas do calendário do Ministério da Saúde, busca de declarações de nascidos e vivos e declarações de óbitos para alimentar programas específicos e transportar funcionários para participarem de reuniões e oficinas de capacitação na DRS X de Piracicaba e em outros municípios.


Nas ações de Controle de Vetores, o veículos será usado nas visitas casa a casa, rotina e intensificação, nos pontos estratégicos, imóveis especiais, visitas por denúncias, coleta de larvária e transportar funcionários para participarem de reuniões e oficinas de capacitação na DRS X de Piracicaba e em outros municípios.


O outro carro adquirido pela Prefeitura foi um Renalt Sandero, que será usado para atender as necessidades da Atenção Básica, bem como para alcançar os indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. Entre as ações estão: investigação de óbitos infantis e maternos e de mulheres em idade fértil para alimentação do Comitê de Mortalidade Materno/ Infantil; busca ativa de gestantes e pacientes de risco; visitas domiciliares de enfermagem quando solicitada aos acamados para realização de curativos e orientação aos familiares; transportar exames coletados nas Unidades Básicas para análises; atender ações de rotina do serviço social da Saúde; divulgação das diversas campanhas da atenção básica, seguindo o calendário do Ministério da Saúde; transportar funcionários para participarem de reuniões e oficinas de capacitação na DRS X de Piracicaba e em outros municípios; e retirar medicamentos da farmácia básica e de alto custo junto a Secretaria Estadual da Saúde e outros.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 06/09/2017

Voltar