Notícias Recentes



CAMPANHA VACINA QUASE 5 MIL ANIMAIS CONTRA A RAIVA

A Secretaria da Saúde promoveu, no último sábado (2), campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos. Nos sete postos espalhados pela cidade foram imunizados 3.531 animais, sendo 3.048 cães e 483 gatos. O posto que mais vacinou foi na E.M. Prof.ª Maria Aparecida Aguiar Degaspari, no Sem Terra, com a aplicação de 925 doses. Em julho e agosto a campanha foi realizada na zona rural de Rio das Pedras, com a imunização 1.200 animais, sendo 941 cães e 259 gatos. No total, já foram vacinados 4.731 pets. No ano passado foram imunizados 3.746 animais, 26% a menos do que este ano.


Durante a ação, voluntários da Assopar (Associação Protetora dos Animais de Rio das Pedras) realizaram o cadastro dos animais que passaram pelos postos, coletando informações sobre pets e seus donos.


Não houve registro de ocorrências durante a campanha. Cães e gatos conviveram pacificamente. Os vacinadores, devidamente treinados, aplicaram a imunização com material descartável e vacinas individuais. Cães e gatos com menos de três meses de idade não receberam a vacina por riscos a saúde dos animais. Os doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário, assim como as gestantes e com crias, que devem esperar o desmame dos filhotes.


Alguns proprietários que levaram seus animais aos postos de vacinação no final da tarde não conseguiram imunizar seus pets porque as doses da vacina acabaram. A Secretaria da Saúde irá realizar uma nova etapa de vacinação assim que o GVE XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica – Regional de Piracicaba, do Governo do Estado) disponibilizar mais doses da vacina para Rio das Pedras.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 05/09/2017

Voltar