PREFEITO BUSCA PARCERIA COM SESI PARA DESENVOLVER PROGRAMA ATLETA DO FUTURO

O prefeito Carlos Defavari, junto com o secretário de Administração e RH Silvino Innocencio, estiveram reunidos com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai, com o propósito de estreitar o relacionamento de Rio das Pedras com a entidade. Entre os assuntos abordados, foi conversado sobre a possibilidade de viabilizar a implantação do programa Atleta do Futuro.

Desenvolvido em 201 municípios, com mais de 84 mil alunos atendidos e parceria com 223 empresas, o programa é uma iniciativa do Sesi-SP que promove a formação sócio esportiva. O objetivo é promover a formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão.

O Atleta do Futuro oferece 25 modalidades esportivas, desenvolvidas em cada município de acordo com a vocação e interesse das cidades. Na mesorregião de Piracicaba já participam as cidades de Araras, Brotas, Ipeúna, Itirapina, Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Gertrudes e Torrinha.

Skaf explicou a metodologia do programa: “O Atleta do Futuro atua em três frentes: aulas, com atividades permanentes com conteúdos esportivos adequados às diferentes faixas etárias; marcadores sociais, que são questões que permeiam a prática esportiva (por exemplo, questões de gênero, etnia, habilidade motora, aspectos culturais, ambientais etc) surgem a todo momento nas aulas e são tratadas pelos professores; e a participação das famílias, que são envolvidas no projeto por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno”.

O prefeito se mostrou empolgado com a possibilidade de implantar o programa em Rio das Pedras. “Com o Atleta do Futuro contaremos com atividades voltadas para a área esportiva, mas o principal foco é a formação de cidadãos, de pessoas com consciência social. E tudo é feito com o acompanhamento dos pais. Além disso, temos a possibilidade de promover o intercâmbio com outros municípios, como em Piracicaba onde há o Centro de Excelência Olímpico e Paralímpico, voltado para a formação de atletas de alta performance em natação, atletismo e tênis de mesa”, explicou Carlos Defavari.

Ainda não há prazo para que o programa seja adotado em Rio das Pedras. O primeiro passo foi a manifestação de interesse do município junto ao Sesi-SP.

Postada em : 04/09/2017