REGIÃO DO SEM TERRA APRESENTA SUGESTÕES AO ORÇAMENTO MUNICIPAL

Aconteceu, no último sábado (26), a segunda reunião do Orçamento Participativo na E.M. Prof.ª Maria Aparecida Aguiar. O secretário de Finanças, Ewerton Clemente, e o prefeito Carlos Defavari debateram ideias com lideranças e moradores dos bairros Vitório Cezarino (Sem Terra), Cambará, Dr. Jorge Coury, Dona Rosina, Luiz Massud Coury e Lúcia Taranto Marrano (Nosso Teto). Também participaram da reunião Latuca Rossi, secretário de Desenvolvimento, e os vereadores Leandro Penati, Carlos Sicca, Dr. Fernando, Nabuco, Vanderley Canela e Neiva Rubia (representada por Luis Carlos).

Durante a reunião foram apresentadas sugestões por meio de formulários. Entre as solicitações para o Sem Terra estão a construção de banheiros públicos na praça, construção de Centro Comunitário e limpeza nas bocas de lobo. Para o Luiz Massud Coury: construção de área de lazer e guarita de segurança para a Guarda Civil Municipal e o funcionamento da UBS do bairro. Para o Cambará: construção de uma quadra poliesportiva no local do campo de futebol localizado em frente ao CRAS. Para o Dona Rosina: desentupir as bocas de lobo, tapar buracos, construção de base para a Guarda Civil Municipal, reparos nas lombadas, limpar, cercar e construir um calçadão para caminhadas na represa, iluminar a área verde. Para o Nosso Teto: na escola do bairro, providenciar a cobertura da quadra, reparos na fiação, telhado, torneiras, piso do refeitório; revisão da rede de esgoto, reforma da viela com iluminação, lombadas e corrimão, revisão da arborização, cobertura do espaço de brincadeiras e destinado aos pais na creche. Além disso, foi pedido reforço na segurança, desenvolvimento de projetos sociais para os jovens.

A Secretaria de Finanças continuará com as reuniões para debater o orçamento municipal para 2018. Estão agendadas mais três reuniões plenárias e regionais que acontecerão sempre aos sábados, a partir das 9 horas. O próximo encontro será neste sábado, dia 2 de setembro, na E.M. Ignez Brioschi Rubim, serão ouvidos os moradores dos bairros Santo Antonio, Alberto Zeppeline, Santa Tereza, Maria Antonieta e Bela Vista.

As outras reuniões serão realizadas nos próximos sábados no dia 9 de setembro, na E.M. Prof. Augusto Elias Salles, participação os moradores dos bairros São Cristóvão I e II, Santa Maria I e II, Vila Kennedy, Codespaulo, José A. Montagnani e José C. Barrichello (CDHU). Por fim, no dia 16 de setembro, na Câmara de Vereadores, se reunirão os moradores do Centro, Bom Jesus I, II e II, Pombal e zona rural.

A proposta do Governo Municipal é que os moradores se organizem para discutir, indicar e fiscalizar as obras ou serviços mais importantes para os bairros e também para a cidade. A Prefeitura presta contas do dinheiro existente e, juntos, todos opinam onde é melhor que ele seja aplicado, de acordo com a disponibilidade financeira do Poder Público. As sugestões são coletadas durante reuniões, analisadas e incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada para apreciação dos vereadores.

“O objetivo da atual administração com essas reuniões regionais é contar com a participação de todos os cidadãos. É uma forma de você decidir o destino do orçamento municipal para o exercício de 2018. As pessoas terão a oportunidade de participar das decisões sobre onde e como utilizar o dinheiro arrecadado pela Prefeitura. Iremos discutir as prioridades para o ano que vem, analisar as propostas e implementá-las de acordo com as possibilidades financeiras”, explicou Ewerton Clemente, secretário de Finanças.

“Precisamos controlar recursos diante da dificuldade financeira que o município atravessa. Por conta disso, poderá ser comprometido o atendimento de algumas reivindicações. Mas manteremos sempre o canal aberto com a população. O orçamento participativo é um instrumento importante para governar com responsabilidade social e as propostas apresentadas serão fundamentais para guiar o trabalho do gestor público", concluiu o prefeito Carlos Defavari.

Postada em : 28/08/2017