PRIMEIRA REUNIÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO RECEBE SUGESTÕES PARA REGIÃO DO BOM JARDIM

A Prefeitura de Rio das Pedras, por meio da Secretaria de Finanças, realizou a primeira reunião do orçamento participativo, que focou as demandas dos bairros Bom Jardim, Bom Retiro, São Pedro e São Carlos. Lideranças da região estiveram na E.M. Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim e debateram o orçamento municipal para 2018 junto com os vereadores Carlos Sicca, Nabuco e Leandro Penatti, com os secretários Ewerton Clemente (Finanças) e Latuca Rossi (Desenvolvimento) e com o prefeito Carlos Defavari.

Durante a reunião foram apresentadas sugestões e determinadas as prioridades. Foi solicitado pelas lideranças da região a iluminação da rua Aristeu Macedo, recapeamento da rua Wilson Cipriano, realização da operação tapa buracos em todas as ruas dos bairros, instalação de um parquinho infantil na área de lazer do bairro São Pedro, colocação de tubulação para drenagem na rua Aristeu Macedo e construção de um centro comunitário.

“Nós tínhamos problemas com a água, mas o SAAE resolveu neste ano”, contou Vilma Muniz. “O SAAE arrumou e religou a caixa d’água do São Pedro. A UBS está atendendo muito bem aos pacientes. Ainda precisamos de melhorias como a iluminação e tapa buracos”, completou Edmar Assis.

A Secretaria de Finanças continuará com as reuniões para debater o orçamento municipal para 2018. Estão agendadas mais quatro reuniões plenárias e regionais que acontecerão sempre aos sábados, a partir das 9 horas. O próximo encontro será neste sábado, dia 26 de agosto, na E.M. Prof.ª Maria Aparecida Aguiar, reunindo os moradores dos bairros Vitório Cezarino (Sem Terra), Cambará, Dr. Jorge Coury, Dona Rosina, Luiz Massud Coury e Lúcia Taranto Marrano (Nosso Teto).

As outras reuniões serão realizadas nos próximos sábados:

Dia 2 de setembro, na E.M. Ignez Brioschi Rubim, serão ouvidos os moradores dos bairros Santo Antonio, Alberto Zeppeline, Santa Tereza, Maria Antonieta e Bela Vista.

Dia 9 de setembro, na E.M. Prof. Augusto Elias Salles, participação os moradores dos bairros São Cristóvão I e II, Santa Maria I e II, Vila Kennedy, Codespaulo, José A. Montagnani e José C. Barrichello (CDHU).

Por fim, no dia 16 de setembro, na Câmara de Vereadores, se reunirão os moradores do Centro, Bom Jesus I, II e II, Pombal e zona rural.

A proposta do Governo Municipal é que os moradores se organizem para discutir, indicar e fiscalizar as obras ou serviços mais importantes para os bairros e também para a cidade. A Prefeitura presta contas do dinheiro existente e, juntos, todos opinam onde é melhor que ele seja aplicado, de acordo com a disponibilidade financeira do Poder Público. As sugestões são coletadas durante reuniões, analisadas e incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada para apreciação dos vereadores.

“O objetivo da atual administração com essas reuniões regionais é contar com a participação de todos os cidadãos. É uma forma de você decidir o destino do orçamento municipal para o exercício de 2018. As pessoas terão a oportunidade de participar das decisões sobre onde e como utilizar o dinheiro arrecadado pela Prefeitura. Iremos discutir as prioridades para o ano que vem, analisar as propostas e implementá-las de acordo com as possibilidades financeiras”, explicou Ewerton Clemente, secretário de Finanças.

“Precisamos controlar recursos diante da dificuldade financeira que o município atravessa. Por conta disso, poderá ser comprometido o atendimento de algumas reivindicações. Mas manteremos sempre o canal aberto com a população. O orçamento participativo é um instrumento importante para governar com responsabilidade social e as propostas apresentadas serão fundamentais para guiar o trabalho do gestor público", concluiu o prefeito Carlos Defavari.

Postada em : 21/08/2017