Notícias Recentes



CARLOS DEFAVARI RECEBE COMANDANTE DO CPI-9 NO GABINETE

O prefeito Carlos Defavari recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (14), o Coronel Lourival da Silva Júnior, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar) em Piracicaba. Além de aproximar a administração municipal da força policial, a reunião teve duas pautas específicas: delegação de competência de trânsito e atividade delegada.


Após a conversa, ficou definida a celebração de convênio do Município com o Governo do Estado que possibilite à Polícia Militar autuar infrações de trânsito. “Nossa intenção é disciplinar o trânsito na cidade. Vemos motoristas desatentos, usando o celular enquanto dirigem, dirigindo em alta velocidade, estacionando em local proibido e passando no sinal vermelho. São ações que podem provocar acidentes e até mesmo tirar a vida de uma pessoa”, afirmou o prefeito Carlos Defavari.


Com o propósito de aumentar a segurança pública em Rio das Pedras, o comandante do CPI-9 sugeriu ao prefeito a celebração de um convênio para implementar a atividade delegada, mecanismo em que o município paga ao policial por trabalho em horários de folga. A medida permitiria ampliar o policiamento ostensivo e a fiscalização de irregularidades de ordem municipal.


O programa existe na capital desde 2009 e começou a ser adotado em cidades do interior nos anos seguintes como uma forma de aumentar a renda dos policiais e reforçar o efetivo sem novas contratações.


A adesão é voluntária. A principal dificuldade para implantação é financeira. De acordo com a lei estadual que criou a atividade delegada, cada PM pode trabalhar até 80 horas mensais fora de sua escala para que a atividade não comprometa o descanso.


“Acredito que a atividade delegada pode ser uma grande aliada no combate à criminalidade. Contudo, temos que avaliar nossas limitações financeiras”, afirmou Carlos Defavari, que agradeceu a visita do Coronel Lourival da Silva Júnior e sua equipe de policiais militares, que desejaram sucesso ao prefeito à frente da Prefeitura e se colocaram a disposição para a “construção de soluções na área de segurança pública do município”.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 15/08/2017

Voltar