MOTORISTAS E GCM COMPLETAM PRIMEIRA FASE DO CURSO DE RESGATE E SALVAMENTO

A Prefeitura de Rio das Pedras concluiu a primeira fase do curso de capacitação do Serviço Integrado de Atendimento Pré-Hospitalar (Siaph), ministrado pela equipe de profissionais de Monte Mor. Foram 18 motoristas e Guardas Civis Municipais (GCM) que receberam a capacitação para resgate e como socorrista durante quatro finais de semana.

Os profissionais receberam orientações sobre legislação, os tipos de ambulâncias, classificação de vítimas, massagem cardíaca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, equipamentos e procedimentos como rapel.

“Agradecemos a todos que quiseram participar, pois pensaram em melhor atender a população. Antes do início do curso, passamos aos motoristas e GCMs explicação sobre a participação na especialização. A adesão foi feita de forma espontânea e voluntária”, disse o prefeito Carlos Defavari, que completou: “queremos quebrar paradigmas como tirar a ambulância do Pronto Socorro para que melhore o atendimento, umas vez que os veículos estarão sempre a postos, em ordem e com equipes treinadas prontas para atender”.

Silvino Innocêncio, secretário de Administração e RH, ressaltou o importante trabalho feito pela atual administração. “O prefeito sabe das dificuldades do município, mas ele arregaçou as mangas e está fazendo. Carlos Defavari está mudando a filosofia de prestação de serviços. Algumas pessoas usavam as ambulâncias como UBER ou táxi”, afirmou.

O curso foi dividido em oito etapas. Em cada um será aperfeiçoado o treinamento de resgate e salvamento, com simulação de situações de risco como na água e incêndio.

“Hoje não vemos mais quem é Guarda Civil Municipal e quem é motorista, são todos um único grupo, unido e com o único propósito de fazer o bem pela população”, destacou Dalton Luiz Steffen, coordenador do GARE (Grupo de Atendimento de Resgate e Emergência) de Monte Mor.

Thiago Trevisan, comandante da Guarda Civil Municipal, que também participou do curso, enalteceu o empenho de todos: “garanto que irão levar para toda a vida os ensinamentos que tiveram durante a capacitação. Assumiram a missão de salvar vidas e ajudar até mesmo dentro da própria família no caso da necessidade de um socorro emergencial”.

Por fim, o prefeito Carlos Defavari contou que a antiga escola Elias Salles, que fica no bairro São Cristóvão, está sendo preparada para ser a base da Guarda Civil Municipal, grupo de resgate e futuramente a Defesa Civil. “O São Cristóvão tem sido alvo de assaltos. Com a base da GCM lá, aumentaremos a segurança do bairro. Além disso, por estar em uma importante avenida, as viaturas da guarda e ambulâncias terão mais facilidade de locomoção e poderão chamar mais rápido para atender as ocorrências da cidade”, concluiu.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 27/06/2017