MOTORISTAS E GUARDAS CIVIS INICIAM CURSO DE RESGATE E SALVAMENTO

18 motoristas e guardas civis municipais de Rio das Pedras iniciaram, neste sábado (3) e domingo (4), o curso de capacitação do Serviço Integrado de Atendimento Pré-Hospitalar (Siaph), de Monte Mor. O objetivo é treinar os servidores públicos municipais para resgate e como socorrista. As aulas práticas aconteceram no auditório da Secretaria de Educação e seguem por mais três finais de semana.

Antes do início do curso, foi passado aos motoristas e GCMs explicação sobre a participação na especialização. A adesão foi feita de forma espontânea e voluntária.

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre legislação, os tipos de ambulâncias, classificação de vítimas, procedimentos, massagem cardíaca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, sobre equipamentos, entre outros. Logo no primeiro dia foi realizada simulação de situações, como a retirada do veículo de uma vítima de colisão. Na semana seguinte o curso focará em situações reais de resgate.

“Queremos qualificar o atendimento de resgate feito pelas ambulâncias e guardas municipais. Na etapa seguinte iremos oferecer o curso para profissionais da saúde, que irão atuar no atendimento de socorros. Nossa intenção é melhorar o atendimento feito pelas ambulâncias, seguindo o modelo feito pelo Grupo de Atendimento de Resgate e Emergência (GARE), de Monte Mor”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

Em janeiro, o prefeito esteve na sede do GARE para conhecer o funcionamento da unidade que centraliza os atendimentos feitos com ambulância para os casos de urgência. O Grupo de Monte Mor conta com 18 socorristas, divididos em quatro equioes, duas motos e quatro ambulâncias, sendo duas de suporte básico, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma de resgate e salvamento. A cada três meses os profissionais passam por capacitação e atualização. Assim, estão capacitados para atender a todos os tipos de ocorrência, desde captura de animais a pessoas presas em ferragens.

Em Monte Mor, o serviço é municipal, vinculado ao Águia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O GARE faz o primeiro atendimento e transferência de pacientes em casos urgentes.

“O GARE conta com ótima estrutura e o atendimento é de excelente qualidade. Nós estamos avaliando alternativas para implantar em nossa cidade uma Central de Ambulâncias. Queremos usar a experiência que Monte Mor para enquadrar na realidade de Rio das Pedras de acordo com nossas possibilidades financeiras e jurídicas”, esclareceu Carlos Defavari.

Postada em : 05/06/2017