Notícias Recentes



PREFEITO BUSCA EXEMPLOS PARA MELHORAR A MERENDA OFERECIDA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O prefeito Carlos Defavari esteve, nesta semana, visitando a Cozinha Piloto da cidade de São Pedro para conhecer quais são os métodos de trabalho e exemplos que possam ser aplicados em Rio das Pedras. A intenção é melhorar a qualidade da merenda oferecida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, padronizando as refeições, otimizando o trabalho das merendeiras e reduzindo o desperdício de alimentos.


A Cozinha Piloto de São Pedro fica em um prédio próprio, equipado com fogões, caldeiras e todo aparato necessário em uma cozinha industrial. Para atender os mais de 5.200 alunos da Rede de Ensino são-pedrense, além das escolas estaduais, Etec e Apae, são produzidas 17 mil refeições por dia. De acordo com a Prefeitura de São Pedro, são produzidos 10 mil pães, servidos no café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde; 160 kg de arroz, muitas vezes preparados com algum legume; 120 kg de feijão; 350 kg de carne bovina ou frango, além de salada, pelo menos de dois tipos, que são encaminhadas para as escolas. Há ainda produção de sopa para as crianças do berçário, além de frutas, leite e iogurte servidos no lanche.  O leite usado na merenda – 40 mil litros anuais e o iogurte – 60 mil frascos ao longo do ano – tem como origem os programas de Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural, que atendem famílias de São Pedro.


“A equipe da Cozinha Piloto, composta por 22 funcionários, começa a trabalhar as cinco da manhã para atender a demanda. Todo trabalho é coordenado pela nutricionista Camila Cury, que nos recebeu muito bem. Com todo esse alimento produzido, as crianças podem repetir o prato sem restrições, podem comer até se sentirem satisfeitas. O setor é referência e modelo, inclusive para a Diretoria Regional de Ensino”, destacou Carlos Defavari.


“É um orgulho poder ver nosso trabalho sendo visto como referência. Isso nos enche de alegrias e mostra que nossas crianças e jovens estão sim com uma qualidade nutricional de destaque, e que fará parte de modelo para demais cidades da região”, declarou a nutricionista responsável pela Cozinha Escola de São Pedro.

Autoria: Alex Calmon
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 01/06/2017

Voltar