RIO DAS PEDRAS É A 10ª NO ESTADO EM GERAÇÃO DE EMPREGO

Sinais de melhorias na geração de empregos em Rio das Pedras. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) a cidade ocupa a décima colocação no Estado de São Paulo em índice divulgado e atualizado mensalmente.

O Caged constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego.

A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Em abril deste ano Rio das Pedras teve 763 admissões e apenas 175 demissões, o que dá um saldo de 588 empregos com carteira assinada.

Nossa vizinha, Piracicaba, teve saldo de 551. Capivari 406, Charqueada 319, Tietê 193, São Pedro -4, Americana 234, Limeira 228.
As dez primeiras cidades do Estado com melhor saldo são:
São Paulo – 3977, Pontal – 1409, Bebedouro – 1345, Pitangueiras – 893, Franca – 794, Campinas – 704, Sta.Barabara D’Oeste – 692, Bocaiuva – 654, Valparaiso – 591, Rio das Pedras – 588.

No acumulado do ano Rio das Pedras está em 3º lugar na microrregião, com 880 empregos. Limeira vem em segundo com 1202 e Santa Bárbara D’Oeste em primeiro com 1246 empregos. Considerando o Estado de São Paulo estamos em 13º lugar no acumulado do ano de 2017.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio, Latuca Rossi, o esforço para melhorar os índices de emprego em Rio das Pedras estão concentrados na criação de novos distritos industriais e na assistência das empresas já instaladas na cidade. Com isso espera-se atrair novas empresas, manter e melhorar os índices de emprego e ainda, aumentar o número de vagas de trabalho para o cidadão rio-pedrense.

Investe SP – O prefeito Carlos Defavari, junto com os secretários de Desenvolvimento e de Planejamento, Latuca Rossi e Eduardo Marrano, respectivamente, esteve na capacitação do Investe São Paulo para atração e retenção de investimentos. No encontro os representantes rio-pedrenses receberam do quadro técnico da Investe SP uma visão complete do trabalho das equipes da agência. Deste modo, é possível buscar meios para aproveitar ao máximo o suporte que a agência fornece à Prefeitura. Também foram passadas instruções sobre as melhores práticas de atração de investimentos formuladas pelo Banco Mundial.

Autoria: André Barrichello
Foto: Jeová Ferreira