SECRETARIA DE OBRAS MOBILIZA PRODUTORES RURAIS PARA CORTE DE MATO

Quem passou pelo Portal Pilé Degaspari, entrada de Rio das Pedras pela rodovia Valério Pedro da Silveira Martins, na manhã de quinta-feira (12) viu uma cena que há muito não ocorria: vários trabalhadores e tratores cuidando da limpeza e corte do mato alto. A Secretaria de Obras organizou uma força tarefa junto a produtores rurais que forneceram tratores, roçadeiras e funcionários para auxiliar no trabalho.

“Contamos com o apoio importante do empresário Kiko Merloto, que disponibilizou seu maquinário e funcionários de forma espontânea e voluntária. Além dele, outros produtores estão apoiando a iniciativa. A ideia desta mobilização é limpar a cidade o mais rápido possível, cortando o mato alto, recolhendo galhos e demais materiais encontrados pelo caminho. Assim, a manutenção dos espaços públicos será de forma programada”, explica Sérgio Angeleli, secretário de Obras.

Os trabalhos tiveram início no portal e irão percorrer a avenida Elias Cândido Ayres até o Centro de Rio das Pedras. A limpeza passa por canteiros (laterais e centrais), calçadas, rotatórias, área de lazer (calçadão do São Cristóvão) e espaços que margeiam as vias públicas. O material recolhido é recolhido por uma carreta basculante e, no final do dia, o caminhão da Prefeitura recolhe o material para dar destino de acordo com as normas ambientais.

“Assim como já tivemos mobilização de moradores e vereadores, agora contamos com o apoio dos produtores rurais. Gostaria de pedir que toda a população também se mobilize, retirando o mato e qualquer tipo de material que atrapalhe o trânsito de pedestres em sua calçada, mantendo o quintal limpo e, para quem tem terreno vazio, deixar o mato sempre roçado e sem sujeira. As áreas de responsabilidade da Prefeitura já estão sendo cuidadas. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos uma cidade muito mais limpa e agradável”, afirma o prefeito Carlos Defavari.

Reunião com a Cetesb – Nesta sexta-feira (13), Carlos Defavari e Sérgio Angeleli irão se reunir com a gerência da Agência Ambiental de Piracicaba da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em busca da regularização de área que possa receber entulho e todo material recolhido pela Prefeitura, que hoje algumas pessoas insistem em jogar em terrenos vazios, carreadores de cana e estradas municipais no entorno da cidade. “Nossa proposta é reciclar o material recolhido. Restos de materiais de construção e cerâmica podem ser triturados e utilizados na conservação de estradas rurais, assim como materiais metálicos serem aproveitados. O que não puder ser aproveitado, queremos dar o correto destino, de acordo com orientações da Cetesb”, finaliza Angeleli.

Foto: Alex Calmon
Postada em : 12/01/2017